• Power dressing!

Olá Queridas!

Nas dicas de maquiagem de hoje vou passar para vocês várias formas de deixar seus cílios em destaque, abrindo seus olhos e deixando-os mais expressivos.

spfw_41_maquiagem_juliana-jabour-spfw-verao17-detalhes-005-654x983

Os cílios em destaque são tendência de beleza que vem aparecendo há tempo nas semanas de moda, fazendo parte da maquiagem natural do momento.

Os cílios mais destacados já foram sucesso em várias outras décadas como nos anos 50 com a top model a época Twiggy. Quem não desejava ter aqueles cílios mega turbinados???

cílios_dicas-de-maquiagem-cílios_em_destaque

A história da máscara de cílios é tão antiga quanto a própria história da maquiagem e da civilização humana. Na época do Antigo Egito, homens e mulheres usavam o Kohl para delinear (e proteger os olhos dos raios solares – precursor do delineador em pó e gel.), engrossar e enrijecer cílios e sobrancelhas.

A primeira máscara de cílios na forma mais parecida à que temos hoje foi criada por por Eugene Rimmel, um talentoso perfumista francês, fundador da House of Rimmel, no século 19[2] . O rímel moderno, por sua vez, foi criado em 1917 por um químico chamado T.L. Williams depois que sua irmã Maybel lhe pediu que criasse um produto fácil de usar. Este novo rímel foi feito misturando vaselina e pó de carvão. Ele fez tanto sucesso que Williams começou a vender seu novo produto pelo correio. Anos depois, sua pequena empresa, chamada Maybelline Company, se tornou uma das líderes na indústria de cosméticos.

Dos tempos antigos a era de Twiggy já havia bastante tecnologia no mercado de beleza e além de boas máscaras de cílios, as mulheres usavam e abusavam dos cílios postiços. Como não amar?

dicas_de_maquiagem_cílios_em_destaque_vintage-60s-makeup

Existem vários modelos de cílios postiços. Sempre tenho muitos diferentes em minha maleta de maquiagem profissional e os uso de acordo com o que os cílios naturais das minhas clientes precisam (volume, tamanho, espessura). Um dos meus preferidos são os de cantoneira, dão um efeito natural e um puxadinho típico dos anos 50/60. Apesar dos modelos abaixo terem numeração, não existe uma padronização internacional para se comprar os cílios postiços, é preciso verificar o número de cada marca.

dicas-de-maquiagem-cílios_postiços_em_destaque

cílios_dicas-de-maquiagem-cílios_postiços_em_destaque3

Hoje temos uma infinidade de máscaras de cílios que alongam, encurvam, dão volume, separam os fios, deixando o olhar ainda mais expressivo. O que difere o efeito de uma para outra nem é tanto o produto que está dentro da embalagem, mas sim o formato da escova aplicadora. O infográfico do da Marina Smith do blog 2 beauty mostra alguns desses modelos e seus efeitos.

dicas_de_maquiagem_cílios_em_destaque_infográfico

 

As máscaras de cílios em geral são feitas à base água, ceras (abelha, carnaúba ou sintéticas) e pigmentos (óxidos de ferro, de cromo, entre outros), formando o cosmético classificado como emulsão em óleo e água. A água evapora rapidamente escurecendo e endurecendo os cílios. (fonte)

Cada marca da indústria cosmética cria seu produto de acordo com o que acha ser o mais interessante para seu público, portanto há máscaras mais espessas que outras e que tem uma durabilidade menor, por ressecarem mais rápido dentro da embalagem.

Dicas para potencializar sua máscara de cílios:

– Uma das dicas mais preciosas que já recebi para potencializar a máscara de cílios é misturar as formulações. Ex: use uma máscara alongadora em boa quantidade e logo depois use uma máscara de volume. O efeito de uma potencializa o da outra, deixando os cílios super destacados;

– Use várias camadas de máscara;

– Outra dica ótima é passar uma camada de máscara, uma de pó facial e mais uma camada de máscara. Você ficará com cílios tão poderosos quanto das irmãs Fran e Geissi do blog Trashy Fame.

IMG_5725

IMG_5726

Obs.:

Para que sua máscara de cílios dure mais tempo, evite ficar tirando e enfiando a escova aplicadora dentro da embalagem, isso injeta ar na mesma fazendo com que a água evapore mais rápido e o produto resseque.

– A máscara de cílios no geral dura cerca de 100 aplicações, após esse período ela ressaca e deve ser descartada.

– Não deixe sua máscara aberta por muito tempo.

A máscara de cílios é de uso individual, portanto não empreste sua máscara para outras pessoas.

Por último, temos a opção do alongamento de cílios, técnica de aplicação de cílios postiços individuais com cola apropriada que tem durabilidade de 20 a 30 dias. Essa técnica necessita de manutenção no prazo de 20 a 30 dias para recolocar os fios soltos. Quem opta por essa técnica não precisa (nem deve) usar rímel e tem algumas restrições na hora da maquiagem e do uso de demaquilante. Procure um bom profissional para esclarecer tudo sobre o alongamento de cílios. Em BH eu indico a Lash Design, apesar de nunca ter colocado cílios, conheço a Munique e seu trabalho, abaixo.

dicas_de_maquiagem_alongamento_de_cílios_em_destaque

Fotos: reprodução.