• Cuidados no carnaval!

Olá Queridas!

Na coluna para se inspirar desse fim de semana, trago um tema que adoro falar por aqui: decoração de interiores!

decoração_de_interiores_como_usar_cômoda_bombê_por_alessandra_faria 6

Hoje vamos falar desse pequeno móvel que é tão útil e prático no dia-a-dia: a cômoda. Mas não qualquer cômoda, e sim a charmosa e elegante cômoda bombê. Se você nunca ouviu falar dela, aproveite e continue lendo até o final para conhecê-la melhor!

decoração_de_interiores_como_usar_cômoda_bombê_por_alessandra_faria 3

Saiba as possibilidades de se usar uma cômoda bombê na decoração!

A cômoda bombê é de origem francesa, tendo sido utilizada em decorações mais clássicas ou antigas no interior dos quartos. Entretanto, hoje em dia ela é quase sempre requisitada para dar um charme e elegância a ambientes distintos, tais como:

Hall de entrada: compondo o primeiro ambiente a que se tem acesso ao entrar em uma casa, uma cômoda bombê bem disposta pode dar o tom para a decoração e servir como ponto de destaque. Pode ainda servir como base para vasos decorativos ou mesmo ser colocada logo abaixo de quadros e tapeçarias;

– Banheiros: pode parecer estranho, mas uma cômoda bombê dentro do banheiro traz um tom luxuoso ao cômodo. Ela pode servir como base para o espelho ou mesmo como lavabo, sendo necessário acoplar uma cuba e um tampo nela;

– Sala de estar: na sala de estar, ela pode ser usada como suporte para um arranjo de flores, ficar embaixo de um espelho decorado ou servir para apoiar porta-retratos. Dá para valer-se de sua cor para gerar uma combinação com a parede atrás dela, seja por contraste ou monocromia, por exemplo;

Sala de jantar: na sala de jantar ela pode servir como apoio para bandejas de petiscos ou bebidas;

– Quartos: e não poderia faltar o cômodo na qual era mais usada, o quarto. Nesse ambiente ela pode servir como criado mudo, aparador de espelho ou penteadeira. Sem esquecer, é claro, da sua função primordial: cômoda. Se usada corretamente, ela pode vir a realçar os detalhes e cores do ambiente, valorizando a decoração e dando aquele tom mais clássico.

decoração_de_interiores_como_usar_cômoda_bombê_por_alessandra_faria

 

Tipos de cômodas bombê

Um dos tipos de acabamento mais bonitos a se aplicar nesse tipo de cômoda é o laqueamento, pois a pintura em laca dá brilho ao móvel e destaca os seus detalhes. Uma cômoda patinada também tem seu próprio charme, ainda mais se tiver detalhes mais básicos sem tanto exagero. Há também cômodas com estampas, ideais para ambientes com papel-de-parede. Mas as estampas de ambos precisam combinar!

Os modelos com bordas arredondadas que dão aquele “volume” ao móvel são um charme a parte. Particularmente, são os meus preferidos!

decoração_de_interiores_como_usar_cômoda_bombê_por_alessandra_faria 5

Outro ponto interessante é que as cômodas bombês geralmente são menores do que cômodas tradicionais, ou seja, são ideias na hora decidir a decoração de apartamento pequeno, por exemplo.

Independente da função e do local onde se irá colocar uma cômoda bombê, o seu formato típico e o seu charme clássico podem realçar quase todo tipo de decoração, dando aquele tom de elegância que tanta gente procura. Uma dica que pode ajudar a valorizar o uso desse móvel é tentar criar um contraste de cor entre ele e o resto do ambiente, desde que seja harmonioso. Também vale tentar combiná-la com outros móveis, seja uma mesinha, guarda-roupa, estante etc. O importante é encontrar a decoração ideal para o seu cômodo!

decoração_de_interiores_como_usar_cômoda_bombê_por_alessandra_faria 2

Pauta enviada pelo colaborador Matheus Bertoluci.

Fotos: reprodução.