Olá Queridas!

Ano novo, dieta nova! Que tal começar o ano com 5 receitas de sucos detox para eliminar as toxinas dos exageros de fim de ano? Vem comigo!

suco verde emagrecedor

Depois de tantos excessos cometidos (e comidos! hehehe) nas festas de fim de ano, o corpo incha e reclama! Pelo menos comigo é assim. Me sinto visivelmente intoxicada após ingestão de tanta gordura, açúcar e álcool (foi só um pouco, mas para quem não tem o hábito, qualquer gota já dá efeito). Além de perceber a forte retenção de líquido, a acne tardia aparece com tudo.

Como havia dito no post de fim de ano, uma das minhas principais metas é cuidar da saúde focando principalmente na prática de exercícios e na alimentação mais saudável, resolvi começar o ano com um detoxing ou detox program (dieta detox). Para isso vou contar com a ajuda de alimentos como verduras, legumes e frutas.

suco-detox-para-curar-ressaca

Os sucos detox estarão presentes na minha dieta dos próximos dias e pesquisando sobre sucos fáceis de fazer, selecionei 5 receitas ótimas que vou compartilhar com vocês.

SUCO DE MELANCIA COM GENGIBRE

Ingredientes

3 fatias de melancia sem caroço

1 colher de chá de linhaça triturada

1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com muito gelo!

SUCO VERDE DETOX COM ÁGUA DE COCO

Ingredientes

2 folhas de couve

1 colher (sopa) de suco de gengibre

2 colheres (sopa) de suco do limão

3 gotas de pimenta Tabasco

300 ml de água de coco

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Junte o suco de limão e as gotinhas de pimenta. Bata, adoce a gosto e sirva gelado!

DETOX SUCO MAÇÃ E CENOURA (Já falei sobre as maravilhas do suco milagroso maçã cenoura beterraba aqui).

Ingredientes

1/2 cenoura

1 maçã

1/2 pepino

1 colher de sopa de Chia

200 ml de água de coco

1 folha de couve

Hortelã a gosto

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.

Suco desintoxicante “queima-pneu” (adorei o nome desse)

Ingredientes

1 ameixa-preta seca

2 fatias de abacaxi

3 folhas de hortelã

1 copo (200 ml) de água de coco

1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Modo de fazer: Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

SUCO DETOX DE BETERRABA E MAÇÃ

Ingredientes

1 beterraba pequena com casca

1 maçã com casca

1 colher (sopa) de farinha de linhaça

1 colher (chá) de gengibre

Suco de 1 limão

200 ml de água

Modo de Preparo: Bata no liquidificador a água, a beterraba, a maçã, o suco de limão e o gengibre. Peneire essa mistura e volte ao liquidificador. Junte a linhaça e um pouco de gelo, bata novamente e sirva.

Escolhi receitas que contém alimentos bem variados com relação às cores, consequentemente às vitaminas e benefícios para o organismo. Alguns ingredientes estão marcados com links onde é possível conferir seus benefícios.

Se você tem interesse de fazer o seu detox program com suco verde diário a dica é fazer os cubos verdes e facilitar seu trabalho, pois eles podem ser acrescentados em quaisquer outras receitas de suco.

Ingredientes

3 folhas de couve picadas

6 folhas de hortelã

3 cm de gengibre ralado

300 ml de água

Adoçante a gosto

Preparo: Bater a couve e a hortelã no liquidificador. Bater bem para não precisar peneirar. Agora, em seguida, adicione o gengibre. Se preferir, bata novamente. Coloque adoçante, distribua nas forminhas de gelo e ponha no congelador por algumas horas. (O gengibre é adicionado nestes cubos verdes por ser um alimento termogênico, leia mais sobre ele aqui).

cubos_verdes_detox_sucos_detox_detoxing_detox_program_suco-verde-detox-cubos-gelo-couve-clorofila-como-fazer-receita-saude-fitness

Como não sou nutricionista, fiquei bem preocupada ao fazer este post, portanto pesquisei sobre como fazer uso dos sucos detox e seus efeitos colaterais no organismo. Encontrei esse artigo, onde a nutricionista funcional Mariana Duro deu uma entrevista para o blog Nutrição Prática e Saudável. Nela, a nutricionista afirma que os sucos podem ser utilizados diariamente e preferencialmente pela manhã, em jejum, para que haja maior absorção de todos os nutrientes dos ingredientes. Segundo ela, os sucos detox funcionam “limpando” o fígado, órgão responsável pela desintoxicação do organismo. Vale a pena e leitura, aqui.

Se você quiser ver mais receitas de sucos de frutas interessantes, clique aqui.

Fotos: reprodução.

No nome dos sucos tem os links de onde peguei as respectivas receitas.