Olá Queridas!

A beleza da edição SPFW 20 anos, inverno 16 mais uma vez seguiu insossa como nas edições anteriores.

beleza_SPFW_lolitta-detalhes-spfw-inv16-055-654x983

Sem grandes emoções a beleza apresentada foi quase indesejável. Pois a maquiagem super leve e suave funciona bem apenas para um grupo restrito de mulheres: as meninas mais jovens. Mulheres maduras precisam de um pouco mais de informação, de cores, pois o viço da pele já se foi, as formas do rosto já se alteraram, entendem?

beleza_SPFW-patbo-detalhes-spfw-inv16-030-654x983

Foram poucas as marcas que apostaram em uma cor ali ou acolá, bastante pontual como um batom vermelho terra nos lábios, um delineador mais grosso. Algumas vezes tentaram um pouco de cor nos olhos com sombras pálidas e lavadas que deram um visual meio ressaquiado às modelos. O batom dourado apareceu para nos matar de medo, pois envelhece a usuária em alguns bons anos. Será que pega?

beleza_SPFW_wagner-kallieno-backstage-spfw-inv16-027-654x983

beleza_SPFW_colcci-detalhes-spfw-inv16-002-654x983

beleza_SPFW_patricia-viera-detalhes-spfw-inv16-020-654x983

Essa tendência do make nada já segue na moda há várias edições das fahsion weeks. Acho muito bacana uma maquiagem suave do tipo acordei assim, mas gosto de cores, efeitos e surpresas. Cadê o brilho dos olhos? Cadê a sensualidade da boca carnuda, molhada, marcante? Cadê a força da mulher moderna expressa na ossatura da face?

E para quem acha que maquiagem nada é fácil de fazer, se engana. É preciso usar todos os produtos da maquiagem normal e fazê-los “desaparecer” na pele. Na verdade, é mais difícil de fazer do que uma maquiagem comum.

A nossa sorte é que a moda atual, assim como a beleza, são muito democráticas e livres. O que se vê nas passarelas não é regra, não é obrigação. Mesmo porque, a individualidade, a criatividade, o estilo pessoal, a marca registrada de cada um ainda está em alta. Portanto, meninas, não tenham medo. Ignorem as passrelas e se joguem na make. Mas, dá uma conferidinha no espelho antes de sair de casa para não parecer uma palhaça como a beleza do desfile Amapô, na qual sobrou informação (com certeza, essa era a intenção).

beleza_SPFW_amapo-detalhes-spfw-inv16-007-654x983

Fotos: Agência Fotosite.