Olá Queridas!

Todos sabemos sobre a importância da prática de exercícios físicos para a nossa saúde física e mental. Hoje vou falar um pouco sobre porque se deve fazer musculação feminina depois dos 40 anos.

fazer-exercícios-físicos-malhar-na-tpm-tensão-pré-menstrual2

Antes, vou deixar claro aqui que não sou da área de educação física, portanto meu artigo tem como fundamento, pesquisa na própria internet e minha experiência como praticante de exercícios de musculação.

Já escrevi aqui no blog sobre o envelhecimento e seu efeito no corpo. Entre eles a perda de massa muscular que acontece devido às mudanças vários aspectos da química do corpo humano e de sua fisiologia, incluindo aí os hormônios anabólicos. Tal perda acarreta declínio da saúde em geral, mal funcionamento do organismo e perda da habilidade motora. (fonte do texto aqui, com alterações da autora).

Na mulher, essa perda é mais avassaladora, uma vez que seu organismo já tem menos massa muscular e massa óssea que os homens.

Portanto, a prática de exercícios físicos para mulher, principalmente depois dos 40 anos poderia ser considerada um remédio – foi o que postei outro dia no meu perfil do instagram após meu treino: um remédio amargo, mas que deve ser tomado com a frequência indicada pelos especialistas.

E, diferente do que muita gente pensa, não basta apenas fazer exercícios aeróbicos para garantir a massa muscular na mulher (e idosos), a prática de exercícios de musculação é indicada e fundamental. (procure seu médico e faça uma avaliação antes de iniciar suas aulas de musculação).

Além de aumento da massa muscular, atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente de nosso esqueleto – (fonte), o que ajuda no combate e prevenção à osteoporose, outro mal que pode acometer a mulher madura devido às alterações hormonais.

A musculação ainda aumenta o metabolismo e seu gasto calórico é contínuo durante algumas horas após a prática do exercício, ou seja, ela ajuda na perda de peso.

Eu faço musculação há muitos anos. Inclusive durante a gravidez. Não sou do tipo “caxias”, mas tento manter pelo menos a frequência de 2 (duas) vezes por semana (sei que é pouco, mas o importante para mim, no momento, é não ficar parada). Como sou indisciplinada e tenho alguns problemas como artrose nos joelhos e quadris, faço questão do acompanhamento de um(a) personal trainer. Mesmo com esta frequência, percebo as vantagens dos exercícios, entre eles disposição física, minha ótima imunidade e a melhora dos sintomas da artrose.

Além dos exercícios de musculação, uma alimentação adequada ajuda a manter a massa magra ou massa muscular. O acompanhamento de uma nutricionista esportiva ajuda muito nesta hora.

Portanto, mulherada da minha geração (em diante), força e foco na saúde. Deixa de moleza, bora puxar peso!!!

SE VOCÊ É SEDENTÁRIO(A) PROCURE seu médico e faça uma avaliação antes de começar a fazer exercícios físicos.

Durante a prática de exercícios de musculação tenha um acompanhamento de um educador físico (treinador) para lhe orientar.

Caso sinta algum desconforto durante a prática dos exercícios, relate a um profissional habilitado para que possa lhe orientar.

Fotos: reprodução.