Olá Queridas!

Na coluna Dicas de Maquiagem de hoje vou falar um pouco sobre o que estará em alta no próximo verão e o que estará fora!

IMG_2725

Na última segunda-feira, 10/08/15, participei de um curso Masterclass oferecido pela Mac Cosmetics para profissionais de maquiagem. O curso foi novamente dado pela top maquiadora da marca Fabiana Gomes, mais conhecida nos backstages das melhores semanas de moda como Fabi.

IMG_2747

Neste curso ela deu dicas de maquiagem para passarela e nos mostrou as tendências de maquiagem para o próximo verão 2016. Eu adorei o curso, mesmo porque, comungo com muita coisa que ela disse. Uma delas foi sobre fazer o mínimo de interferência no rosto da cliente, deixando a maquiagem o mais natural possível e realçando a beleza de cada uma.

Depois de fazer muito olho preto, olho colorido e contorno, eu já estava tendendo para este lado e fiquei feliz de perceber que estou no caminho certo. hehehe – Abaixo a maquiagem que fiz durante o curso, com inspiração para passarela.

IMG_2751

Vale ressaltar que maquiagem é uma arte e cada maquiador segue seu caminho e desenvolve seu trabalho de acordo com seu gosto, sua experiência, seus valores, portanto, as dicas que passo agora , apesar de serem a mais atual tendência, devem ser seguidas de acordo com seu estilo e com a vontade de sua cliente.

Pele natural: como disse anteriormente, quanto menos interferência na beleza pessoal, mais bonito o resultado. Portanto, use produtos para cobertura que sejam eficazes, mas suaves, que tenham efeito de pele. Estes produtos devem ser aplicados em doses homeopáticas, apenas nos pontos necessários para esconder os “defeitos” da pele: manchas, cicatrizes… Lembrando que a preparação da pele é fundamental na maquiagem. Hidratação sempre. – Na foto a seguir, a maquiagem que fiz na minha filha de 14 anos. Muita coisa aplicada na pele para disfarçar olheiras e espinhas, mas o aspecto é natural. Usei a base Studio Sculpt para fazer a pele.

IMG_2717

Contorno: sabe a onda do contorno Kardashiano? Então, esqueça! O contorno excessivamente trabalhado e capaz de mudar a fisionomia e o formato de rosto da cliente é técnica de maquiagem artística, ou seja para palco, teatro, circo… Na maquiagem social, ter um quilo de “massa corrida” na face, com excesso de profundidade e volume não é algo que revele a beleza da mulher, pelo contrário. Isso vale também para as técnicas de aumento de lábios que tem deixado a mulherada com boca de pato picada por abelha (para não dizer uma palavra de baixo calão, pois existe aí um efeito de mimetização).

Uso de iluminador, blush e contorno em conjunto. Mais uma vez, menos é mais, escolha um ou dois deles para realçar a pele e a ossatura da face (esse vai ser difícil para eu desapegar. Adoro trabalhar a pele com os 3.).

Tons terrosos na maquiagem. Eles voltaram com tudo, inclusive nos batons avermelhados com tons de terra (laranja, tijolo).

Iluminador: sempre, mas em pouca quantidade. Nos mesmos lugares que já ensinei para vocês aqui. Nos tons de champanhe, pérola e prata (para pele negra).

Bronzeador: o efeito bronzeado de sol volta mais uma vez. Lembre-se, tente imitar o natural, portanto, faça o efeito do sol no rosto passando bronzeador inclusive no dorso do nariz (essa técnica é perigosa, pois pode realçar nariz adunco ou osso alto).

Cílios internos: uma das dicas de maquiagem da Fabi que mais curti foram os cílios internos, colados nos pelos naturais do lado de dentro. Fica um efeito bem natural.

– A regra do olho tudo, boca nada continua valendo, ou melhor, escolha apenas um ponto para destaque na maquiagem: olho, boca ou blush.

Olho preto: não é de hoje que não curto mais o olho preto e sim olho com tons escuros de marrom, berinjela… Pois, o preto fica muito carregado e não valoriza todas.

FullSizeRender (13)

FullSizeRender (12)

Sobrancelha bloco e arqueada: aquela feita com tinta… Delete! hehehe O verão pede sobrancelhas mais naturais, quase retas, desenhadas fio a fio com lápis próprio, penteadas para o alto e para o lado.

A idéia é “mentir uma mentira bem contada” como disse Fabi. Fazer da maquiagem uma aliada para realçar a beleza e não a estrela da noite.

Para se ter uma parâmetro do natural, observe o rosto de uma criança e tente imitar o que ele tem de frescor seja na face, nos olhos, cílios e lábios (disse isso muitas e muitas vezes durante minhas aulas na faculdade).

Estão em cólicas, não é? Vou refrescar o que disse no início desse artigo: siga seu estilo, sua experiência, seus valores, a vontade de sua cliente. Mas, saiba que um bom profissional de beleza está sempre atento às tendências de moda e novidades do mercado.

Para fechar o artigo, informo que ainda tenho vagas para o curso de maquiagem profissional que darei no próximo domingo no salão Platinum Visage. Se interessou? Entre em contato pelo site.a.faria@gmail.com.

Fotos: Alessandra Faria e outros.

4 Replies to “Dicas de maquiagem para o verão 2016!”

  1. Olá amada, adorei suas dicas gostaria de saber como eu faço pra fazer o curso de maquiagem com você,pois trabalho com noivas e madrinhas mas quero me aperfeiçoar sempre me mande o próximo curso e valor
    Bjsss.
    Grata

Comments are closed.