• Cuidados no carnaval!

Olá Queridas!

Levantar da cama neste frio está difícil, concordam? Sair para malhar, então? Dá uma preguiça. Mas, malhar no inverno pode queimar ainda mais calorias que no verão.

atividade-fisica-personal-trainer

O clima frio parece um convite para deixar os exercícios de lado. De acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD), o inverno provoca uma queda de, aproximadamente, 20% no fluxo de alunos nas academias no país.

No entanto, o que pouca gente sabe é que malhar nesta época do ano pode favorecer quem quer estar bem para o verão. Quando as temperaturas climáticas caem, há um aumento na demanda energética corporal. Isso faz com que o corpo gaste mais energia em qualquer tarefa, por mais simples que seja.  “Há estudos que confirmam essa hipótese, enquanto outros negam. Os que defendem se baseiam no ideal de que o corpo perde calor para o meio mais facilmente no inverno e, na tentativa de manter a temperatura corporal constante, o organismo aumenta a produção interna de calor, aumentando o metabolismo e, consequentemente, o gasto calórico diário”, explica Igor Ravaiani, coordenador de musculação da rede de academias Bodytech.

Além de ajudar a perder peso mais rápido, malhar no frio também pode lhe deixar longe de várias doenças características desta época do ano, como gripes e resfriados. Isso acontece porque o exercício físico no frio ajuda o organismo a ficar mais resistente, já que aumenta a imunidade. Outro fator importante para que ocorra o aumento da imunidade é a alimentação saudável e ingestão de líquidos.

Outro grande benefício de malhar no frio é evitar o indesejável efeito sanfona. A combinação de alimentos mais calóricos e o abandono das atividades físicas podem ter um resultado desastroso na balança. E engordar pode facilitar o aparecimento da flacidez e estrias. “Não há outra forma de se evitar o efeito sanfona do que controlar a dieta e fazer atividade física durante todo o ano, principalmente pra quem tem esta tendência de engordar facilmente. Como no frio as pessoas ficam mais ‘preguiçosas’, este é o momento crucial pra não deixar a ‘peteca’ cair”, completa Igor.

20 minute

Para quem quer perder peso, mas não tem muito tempo para treinar, a Bodytech lançou com exclusividade no Brasil o 20 Minute Workout. A modalidade consiste em sequências de 30 a 60 segundos de exercício intenso (próximo ao limite), utilizando apenas o peso do seu corpo. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e promover um bom gasto calórico durante e após o treino. Tudo isso em apenas 20 minutos. “A grande vantagem deste programa é a queima de calorias que acontece após os exercícios. Quando o estímulo é realmente de alta intensidade, o corpo demora algumas horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o restante do seu dia”, explica o preparador físico e diretor técnico da rede Bodytech, Eduardo Neto.

Sugestão de pauta enviada pela Benedita Comunicação.

Foto: reprodução!