Olá Queridas!

Levantar da cama neste frio está difícil, concordam? Sair para malhar, então? Dá uma preguiça. Mas, malhar no inverno pode queimar ainda mais calorias que no verão.

atividade-fisica-personal-trainer

O clima frio parece um convite para deixar os exercícios de lado. De acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD), o inverno provoca uma queda de, aproximadamente, 20% no fluxo de alunos nas academias no país.

No entanto, o que pouca gente sabe é que malhar nesta época do ano pode favorecer quem quer estar bem para o verão. Quando as temperaturas climáticas caem, há um aumento na demanda energética corporal. Isso faz com que o corpo gaste mais energia em qualquer tarefa, por mais simples que seja.  “Há estudos que confirmam essa hipótese, enquanto outros negam. Os que defendem se baseiam no ideal de que o corpo perde calor para o meio mais facilmente no inverno e, na tentativa de manter a temperatura corporal constante, o organismo aumenta a produção interna de calor, aumentando o metabolismo e, consequentemente, o gasto calórico diário”, explica Igor Ravaiani, coordenador de musculação da rede de academias Bodytech.

Além de ajudar a perder peso mais rápido, malhar no frio também pode lhe deixar longe de várias doenças características desta época do ano, como gripes e resfriados. Isso acontece porque o exercício físico no frio ajuda o organismo a ficar mais resistente, já que aumenta a imunidade. Outro fator importante para que ocorra o aumento da imunidade é a alimentação saudável e ingestão de líquidos.

Outro grande benefício de malhar no frio é evitar o indesejável efeito sanfona. A combinação de alimentos mais calóricos e o abandono das atividades físicas podem ter um resultado desastroso na balança. E engordar pode facilitar o aparecimento da flacidez e estrias. “Não há outra forma de se evitar o efeito sanfona do que controlar a dieta e fazer atividade física durante todo o ano, principalmente pra quem tem esta tendência de engordar facilmente. Como no frio as pessoas ficam mais ‘preguiçosas’, este é o momento crucial pra não deixar a ‘peteca’ cair”, completa Igor.

20 minute

Para quem quer perder peso, mas não tem muito tempo para treinar, a Bodytech lançou com exclusividade no Brasil o 20 Minute Workout. A modalidade consiste em sequências de 30 a 60 segundos de exercício intenso (próximo ao limite), utilizando apenas o peso do seu corpo. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e promover um bom gasto calórico durante e após o treino. Tudo isso em apenas 20 minutos. “A grande vantagem deste programa é a queima de calorias que acontece após os exercícios. Quando o estímulo é realmente de alta intensidade, o corpo demora algumas horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o restante do seu dia”, explica o preparador físico e diretor técnico da rede Bodytech, Eduardo Neto.

Sugestão de pauta enviada pela Benedita Comunicação.

Foto: reprodução!