Olá Queridas!

Na coluna Dicas de Maquiagem de hoje vou mostrar para vocês quais produtos fixadores de maquiagem eu uso em minhas maquiagens profissionais e nas auto maquiagens.

fixador-de-maquiagem-dicas-de-maquiagem

Outro dia a blogueira Priscila Diniz me perguntou pelo instagram (já me segue @alessandrafariablogger) qual fixador de maquiagem eu recomendo. Na verdade, eu não uso apenas um fixador de maquiagem. Para que a mesma tenha boa fixação e maior durabilidade e uso uma série de produtos e técnicas durante o processo.

Para começar, é necessário fazer uma boa preparação da pele com 3, 4 ou até 5 passos:

Limpeza: usar um produto de limpeza na pele seja em forma de creme, loção ou gel para retirar as impurezas e desobstruir os poros. Para limpeza da minha pele uso no momento o Gel de Limpeza Facial Be Young da Belle Bonelli. Para limpeza da pele da cliente uso creme de limpeza Mary Kay ou toalhinhas próprias que são encontradas em farmácias e supermercados.

IMG_0641

Tonificação: o uso do tônico muitas vezes é suprimido, pois as pessoas acham que este é um produto dispensável. Ledo engano. O tônico tem princípios ativos com a função de fechar os poros, terminar e a limpeza da pele e a mais importante,  reequilibrar o PH da pele, evitando o efeito rebote. Como o produto de limpeza retira também um pouco do manto hidrolipídico da pele, esta pode apresentar produção excessiva de óleo ou ressecamento. Algumas pessoas tem usado e indicado as águas termais ao invés do tônico. Isso só funciona se estes produtos tiverem os mesmos princípios ativos de um tônico. Uso tônico da Mary Kay.

Hidratação: o que faz uma pele bonita de verdade é a hidratação. E esta acontece de dentro para fora, ou seja, ingerindo-se a quantidade necessária de água por dia (uma média de 2 a 3 litros que varia de acordo com o peso da pessoa e outros fatores). O hidrante funciona apenas para “segurar” a hidratação natural da pele. Existem vários hidrantes no mercado que atendem a todo tipo de pele, inclusive as mais oleosas. Obs.: Hidrate também, com produto próprio a pálpebra inferior. Para o rosto uso em mim a vitamina c mais o hidrante Be Young e para minhas clientes o Strobe Cream Hydratant Lumineux ou o Preep + Prime Skin Base Visage, ambos da Mac Cosmetics. Para a pálpebra inferior uso o Eye Response (Mac), que além de hidratar, melhora bolsas e olheiras em 10 minutos.

primer-maquiagem-mac

Primer: O primer é um produto super comentado aqui no blog. É um cosmético relativamente novo no mercado de beleza (uns 5 a 6 anos) e que muitas pessoas ainda acham que não faz efeito. Gente, primer é vida! Este cosmético foi desenvolvido especificamente para preparar a pele, fechar os poros, controlar a oleosidade da pele por horas, preencher linhas finas num “efeito Cinderela” e fixar a cobertura. Existem várias formulações diferentes no mercado que cumprem uma ou outra função de forma mais efetiva. Eu tenho alguns primers na minha maleta de maquiagem profissional e o que mais amo é o da Smashbox, pois seu efeito tensor rejuvenesce a cliente uns bons anos. Além dele eu tenho o Magix da Avon que é ótimo na função secativa e o da Mary Kay que é excelente para uniformizar a pele.

primer-maquiagem-avon-magix-creme-disfarce-para-poros

 

11-dicas-de-maquiagem-ideal-para-mulheres-depois-dos-40

Bônus: depois de aplicar todos estes produtos e uso o Fix + (Brume Fixante) da Mac Cosmetics, produto específico da marca para hidratar a pele e fixar a maquiagem. Dizem que ele é tipo uma água thermal, mas acho que tem algo mais em sua formulação. Ele é simplesmente fantástico.

fixador-de-maquiagem-dicas-de-maquiagem-fix-mais-brume-fixante

Pó facial ou compacto: Preparada a pele eu aplico a base escolhida e por cima o pó facial ou compacto. O pó é mais um produto que ajuda na fixação da maquiagem. Quanto mais pó, mais durabilidade terá a maquiagem, porém mais envelhecida fica a pele. Uso o pó compacto da Mary Kay (um dos melhores do mercado) e os pós soltos da Mac.

Para fixação da maquiagem dos olhos: Passar um produto fixador de maquiagem na pálpebra superior é fundamental para deixar as cores vivas e fixar a sombra e o esfumado por mais tempo. Gosto de vários produtos de maquiagem para isso: nas minhas maquiagens profissionais uso sempre o corretivo Yellow da Mary Kay (um dos melhores). Nas minhas auto maquiagens, gosto de experimentar e os meus preferidos do momento são o lápis Anaconda para sobrancelhas, a sombra lançamento Color Tattoo da Vult.

Corretivo líquido Yewllow Mary Kay - É líquido e quando aplicado se torna mais seco, sem ressacar a pele da pálpebra. Dá um resultado seco e mate. Se adapta a todo tipo e cor de pele.

– Depois de finalizado meu trabalho, uso o spray fixador de maquiagem. E, respondendo a Pri, não tenho uma marca específica, acho que todos são bons e escolho pelo cheiro, aquele que tiver um mais suave é o meu escolhido da vez.

Fotos: reprodução e outros.