Olá Queridas!

Tenho observado pelas minhas redes sociais que muitas mulheres confundem e pouco sabem sobre botox e preenchimento de rugas, apesar de não serem nenhuma novidade no mercado de beleza e estética, por isso gostaria de saber mais sobre o assunto.

Young woman getting botox.

Para esclarecer tantas dúvidas, convidei mais uma vez a Dra. Ludmila Bonelli, fisioterapeuta dermato-funcional responsável pela clínica Belle Bonelli , para responder algumas perguntas, as quais seguem abaixo:

O que é o procedimento botox e seu efeito na pele? E o que é o preenchimento e seu efeito?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma toxina produzida pela  bactéria Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. Como promove o efeito tensor sob a pele, paralisando a contração muscular e diminuindo o excesso de mímica facial, o uso estético da toxina botulínica se dá, principalmente, para suavizar rugas e linhas de expressão na região da face.

Já o preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias mais usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

Qual a duração de cada um destes procedimentos?

O resultado da aplicação do botox face, em estética, começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então, os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.

O preenchimento de rugas não é permanente, mas pode ficar no local de aplicação por um período de 12 a 20 meses, sendo reabsorvido gradativamente pelo organismo.  

Qual ou quais as substâncias utilizadas em cada um deles?

Os órgãos de vigilância sanitária determinam as possibilidades de utilização desta substância para diferentes situações em cada país. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 1992, o botox se tornou a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas. A toxina botulínica tem subtipos como A, B e C. A utilizada em medicina é a tipo A. Toxinas botulínicas de diferentes empresas têm características próprias, dosagens e eficácia diferentes.

Já para o preenchimento facial, o ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade.

Em quais locais do rosto estas substâncias podem ser utilizadas?

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e as linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão: as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. 

O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele. As principais aplicações do ácido hialurônico são: no sulco nasolabial (famoso “bigode chinês”), no aumento de lábios e na região supra labial, na goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, além de preencher cicatrizes da face.

botox-e-preenchimento-de-rugas-saiba-quais-são-suas-diferenças2

Quais os principais efeitos colaterais que estas substâncias podem causar, incluindo os estéticos?

O mais desagradável efeito colateral é o enfraquecimento do músculo que eleva a pálpebra de cima, ocasionando a ptose palpebral (pálpebra caída). Na maioria das vezes, este efeito indesejável está relacionado às alterações na anatomia do indivíduo ou à falta de preparo do profissional. A boa notícia é que este efeito é passageiro e muito raro de acontecer. É bastante comum ficar com marcas roxas nos pontos nos quais ocorrem as “picadas” de aplicação, que podem, facilmente, ser disfarçados com maquiagem.

O ácido hialurônico é um componente natural de nossa derme. Por esta razão, dificilmente leva a algum efeito colateral. Apenas podem ocorrer equimoses e inchaço pós aplicação.

Existem contra indicações?

Sim, o botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou lactantes, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

As contra indicações para o preenchimento seriam os portadores de doenças autoimunes em atividade (como o Lúpus Eritematoso Sistêmico), grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação ou que apresentem inflamação ou infecção no local a ser tratado.

Qual o melhor momento para se fazer estes procedimentos?

Não há idade mínima para que seja feito o preenchimento facial com ácido hialurônico e nem mesmo a aplicação de botox. No entanto, a procura por estes  métodos começa por volta dos 25 anos.

No caso do botox, existe algum tipo de substância para uso tópico?

Existe sim, hoje em dia, um lipossoma que consegue permear, tal qual um creme, a camada córnea de nossa pele. É um hexapeptídeo modulador da tensão muscular facial com atividade redutora de rugas e de linhas de expressão comprovada, de forma natural e não invasiva. Argireline® é considerado um botox que age no mesmo complexo proteico da toxina botulínica, mas de uma forma diferente, não alterando a função dos músculos responsáveis pelos movimentos faciais, mantendo a naturalidade da expressão. Em nossa linha de cosméticos Ludmila Bonelli – Cosmética Avançada, há o produto be YOUNG, para uso diurno, que contêm este ativo em sua concentração máxima, de 10%. (estou usando estes produtos e depois conto para vocês o resultado)

Quais os profissionais podem fazer estes procedimentos?

Os profissionais de medicina, mas, atualmente, os profissionais da biomedicina estão liberados para realizar estes procedimentos também. 

botox-e-preenchimento-de-rugas-saiba-quais-são-suas-diferenças3

Entenderam, pessoal! Os avanços da medicina estética e cosmética estão aí para nos servir e nos ajudar a melhorar nossa imagem, dando uma rasteira no tempo e seus efeitos. Mas, é muito importante procurar profissionais gabaritados, competentes e, principalmente, éticos para realizar tais procedimentos. Procure informações sobre o médico que irá fazer sua aplicação de botox e/ou preenchimento nos órgãos de classe e até mesmo pelas redes sociais.

Fotos: reprodução!