• Confira!

Olá Queridas!

No post de hoje eu e a fisioterapeuta dermato funcional Dra. Ludmila Bonelli vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o uso da vitamina C para o rosto.

uso-tópico-de-vitamina-c-para-o-rosto-tratamentos-cosméticos-estéticos

Estou usando vitamina c para o rosto há uns 45 dias e apesar de já ter ouvido falar sobre vários de seus benefícios e estava cheia de dúvidas. Convidei a fisioterapeuta dermato funcional Dra. Ludmilla Bonelli, responsável pela clínica Belle Bonelli para responder algumas perguntas e explicar tudo que eu queria saber sobre o uso tópico da vitamina c.

1 – Ludmila, a vitamina C tem sido muito usada e comentada como um bom ativo para tratamentos estéticos faciais e gostaria de saber o que é a vitamina C, qual a sua apresentação e quais são as funções que ela exerce na pele?

Muitos pensam que a vitamina C só é indicada para prevenir resfriados e nada tem a ver com a beleza, mas, na verdade, sua versão de uso tópico – que usamos diretamente sobre a pele, com fórmula cosmética – é capaz de destruir os radicais livres (partículas invisíveis que causam o envelhecimento). O ativo também revitaliza a pele por meio da regeneração celular e uniformiza o tom da cútis, amenizando o aspecto das manchas. A vitamina C possui várias funções fisiológicas na pele, entre elas, a formação de colágeno presente no tecido conjuntivo e na epiderme e a inibição da síntese de melanina. Isso aumenta a capacidade de retenção hídrica da pele, bem como sua elasticidade, atenuando as rugas.

2 – Como a vitamina C deve ser usada? De manhã ou à noite? Antes ou depois do filtro solar? Pode se usar hidrante junto com a vitamina C? Antes ou depois?

O poder de proteção contra o envelhecimento da vitamina C é indiscutível. É o princípio ativo mais eficaz depois do ácido retinoico, em se tratando de tópicos. Ela combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, pois fortalece a imunidade das células cutâneas. Por ter ação hidratante e aumentar o tônus facial, não precisa necessariamente ser usada com outro produto.  A aplicação regular da vitamina C tópica é muito útil para a prevenção do desgaste cutâneo em suas diversas formas, por isto o ideal é ser usada durante o dia.

3 – Pode-se se expor ao sol após aplicação da vitamina C?

Sim, ela não é fotossensível e o efeito preventivo também é intenso, mas recomenda-se o uso do protetor solar 20 minutos após a aplicação da vitamina.

4 – Em quais áreas do rosto pode-se aplicar a vitamina C?

Podemos aplicá-la no rosto, colo, pescoço, mãos, enfim, em qualquer parte do corpo, pois ela é um cosmecêutico terapêutico para toda a pele corporal. Devemos utilizá-la também nas pálpebras superior e inferior onde nossa pele tem menos proteção (por ter menos camada córnea) e onde normalmente as pessoas pensam que não se deve passar produtos.

uso-tópico-de-vitamina-c-para-o-rosto-tratamentos-cosméticos-estéticos2

5 – Em quanto tempo é possível perceber os resultados?

Os resultados dependerão da concentração da vit C e da permeação através da pele. Muitos cremes atuais vêm com a vitamina C microencapsulada, o que a protege da degradação muito recorrente na sua forma simples. Nesta apresentação a absorção é maior e o resultado é melhor. Existem bons cremes industrializados que conseguem conter o ativo até 20 %, o que é bastante eficaz para uso tópico. Em nossa linha de cosméticos – Ludmila Bonelli Cosmética Avançada – temos o “be FRESH”, que contém essa vitamina C encapsulada. Com isso, nosso produto consegue chegar mais rápido á estrutura alvo na pele e o resultado é visível nos primeiros dias de uso.

6 – Existem efeitos colaterais ou reações ao uso da vitamina C? Quais?

A vit C é extremamente frágil. É um ativo muito vulnerável, isto é, ao menor contato com o ar se oxida e tem suas propriedades alteradas, o que reduz sua eficácia. A oxidação do ativo não apenas compromete seu efeito como pode trazer danos à cútis. Quando oxidada, por conta do contato com o meio ambiente, ela se torna inativa e, nesse caso, se transforma em um agente oxidante que traz ainda mais radicais livres para a pele. Vale lembrar que não é bom armazenar o frasco em ambientes úmidos e quentes. Fora isso, o máximo de efeito colateral que ela pode provocar é uma leve ardência nos primeiros dias de uso, proveniente de seu ácido ascórbico.

7 – Existe alguma contra indicação ao uso desta vitamina?

Não há contraindicação. Ela combate os radicais livres e melhora a imunidade da pele. Como efeito preventivo, por ser um poderoso antioxidante, a aplicação regular da vitamina C tópica é muito útil na prevenção do desgaste cutâneo em suas diversas formas.

É indicada para qualquer tom de pele e para pessoas de qualquer idade. Pode ser usada com tranquilidade em peles com fototipo alto e em adolescentes com pele oleosa e acneica.

8 – Você recomenda o uso da vit C? Como?

Sempre, mas lipossomada e com concentração entre 10 e 20 %. Ela é um dos ativos cosméticos que mais tem publicações científicas comprovando seus efeitos benéficos para a pele . Normalmente, indico para uso diário e diurno, pois é quando somos mais agredidos pelos radicais livres, sol, poluição e outros agressores.

Espero que vocês também tenham tirado suas dúvidas.

Fotos: reprodução.

7 Replies to “Tudo que você precisa saber sobre vitamina c para o rosto!”

  1. Boa tarde. Minha dermatologista me receitou alguns acidos pra passar no rosto a noite, e estou passando um complexo de Vit C que adquiri a pouco tempo. Como concilio os dois? Passo qual deles primeiro? Ou isso nao faz diferença?
    Obrigada

    1. Olá Virgínia. O uso de ácidos para melhora de melasma e para rejuvenescimento já teve sua eficácia comprovada. Além da vitamina C, existem outros ácidos como a vitamina A.
      Cabe apenas a um profissional gabaritado determinar qual a melhor opção para seu tipo de pele e qual a melhor combinação de ácidos para você, portanto você deve consultar novamente a sua médica e esclarecer suas dúvidas, pois ela sabe qual estratégia está usando para melhorar sua pele.
      Assim como você, eu também tenho o meu dermatologista que está cuidando da minha pele na Bela Clínica e estou amando os resultados.
      Bjos e volte sempre.

  2. Olá, se eu comprar vitamina C em pó e misturar à água destilada e passar no rosto será que vou ter resultados positivos? Não vai fazer mal à minha pele? Por favor me responda, pois tenho essa grande dúvida. Obrigada desde já.

    1. Olá Samara.
      Menina, nem sabia que existia a vitamina C em pó…
      Essa é uma pergunta muito complexa, pois envolve alteração de formulação cosmética, pois ao misturar o pó com água, você mudar algumas características do produto como veículo, estabilização.
      Você deve procurar seu dermatologista ou um cosmetólogo para te ajudar nessa dúvida.
      Bjos

Comments are closed.