Alessandra Faria Estilo e Maquiagem

Blog de BH, sobre moda e beleza, maquiagem e life style.

Dress code: o vestido ideal para cada cerimônia de casamento!

dress-code-vestido-de-casamento

Olá Queridas!

Hoje vou passar para vocês algumas dicas sobre como se vestir adequadamente para vários casamentos diferentes, escolhendo o vestido ideal para cada cerimônia!

dsc3188_2

Ao fazer o post sobre o casamento da Preta e Godoy fiquei pensando como as pessoas pouco sabem sobre o dress code (código do vestuário) para cerimônia de casamento!

Para começar, vale lembrar que a cerimônia e a festa de casamento, por mais que sejam divertidos e simples, ainda são eventos que exigem uma certa formalidade. É necessário se ter respeito aos noivos e demais familiares de forma a demonstrar o quanto estes são queridos e importantes para você, afinal você não foi convidado ao acaso, pois só se convidam para casamentos as pessoas que fazem parte da vida dos noivos de alguma forma.

Geralmente, a equipe do cerimonial de casamento orienta padrinhos e convidados sobre o dress code do mesmo e este deve ser respeitado. Caso isso não ocorra, você deve seguir a etiqueta de casamento tradicional, a qual segue abaixo:

Primeiro, sobre o branco:  definitivamente, o branco é a cor da noiva, mesmo que ela se case com outra cor, ir de branco é total falta de respeito, pois a cor chama a atenção das pessoas e em alguns casos pode até confundir os convidados.

Para madrinhas: padrinhos e madrinhas são os homenageados em uma cerimônia de casamento. Como as madrinhas fazem parte do cortejo e das fotos da noiva, não devem ir de cores muito claras que se aproximem do branco (veja o vestido azul/prata de Ivete Sangalo) e muito menos de cores fúnebres como o preto e o roxo. Algumas noivas, quando fazem a organização de casamento decidem por uma única cor para as madrinhas e sua decisão deve ser acatada. 

casamento-preta-gil-e-godoy6

Os pais dos noivos são os anfitriões do evento. Portanto, o mesmo vale para mães de noivos com relação a cores muito claras e fúnebres. O ideal é que optem por cores alegres e joviais como turqueza, verde esmeralda, coral. O dourado, apesar de muito elegante, pode envelhecer um pouco a imagem, caso seja esta a sua opção, procure um tom que valorize sua pele. Cores neutras e escuras como marinho, azul petróleo, marrom, verde musgo estão liberadas, mas envelhecem e “endurecem” a imagem, se puder, evite-as.

casamento-preta-gil-e-godoy-flora-gil

Convidadas comuns: não vai participar do cortejo? Está liberada para usar qualquer cor (menos branco, né? Já falei…).

Com relação ao modelo dos vestidos de casamento:

Casamento diurno ou casamento no campo: vestidos em tecidos leves e esvoaçantes como seda, crepe de seda, organza. Podem ser curtos (na altura dos joelhos) em tons mais suaves e podem ser lisos ou estampados (prefero). Os cabelos podem ser soltos ou semi presos, maquiagem mais discreta nos olhos com direito a delineador e cílios postiços (sempre). Sandálias e acessórios podem ser mais informais.

vestido-para-noite-de-natal 2

dress-code-vestido-de-casamento

Casamento à tarde/início da noite: Conforme o dia for passando, ou seja, para casamentos à tarde ou em locais fechados, os vestidos vão descendo o comprimento da barra e a quantidade de brilho, apesar de também poder se usar o vestido mais curto. O casamento vespertino necessita de um cuidado especial, é necessário colher informações sobre o mesmo para não errar no traje. Com relação a cabelo e maquiagem, vale o que está escrito acima.

dress-code-vestido-de-casamento3

dress-code-vestido-curto-para-convidada-de-casamento-tarde-início-noite

dress-code-casamento-o-vestido-certo-para-cada-cerimônia2

Casamento cedo da noite (entre 18 e 20:00 horas): Casamento neste horário já exije um look mais elaborado, apesar de não ser ainda um horário nobre. Vestidos longos em tecidos finos ou curtos com algum bordado. Sandália de salto alto e bolsa em tamanho pequeno, bijus delicadas. Maquiagem e cabelos devem estar bem cuidados, de preferência presos.

i7a1862_1

Casamento mais tarde da noite (a partir das 20:30 horas): Casamento a partir deste horário já é puro luxo e formalidade. Vestidos longos ou curtos em tecidos nobres com brilhos e/ou bordados, sandália de salto fino, bolsa pequena ou nenhuma, joias finas. Cabelo preso (por favor) e maquiagem elaborada.

casamento-preta-gil-e-godoy-patrícia-bonaldi

dress-code-vestido-de-casamento-convidada4

dress-code-vestido-curto-para-convidada-de-casamento-convidada

A cor tem um grande poder de comunicação. Veja algumas dicas de como usar as cores no casamento:

– Se você quiser parecer mais velha, séria e elegante vá de azul marinho, vinho, chumbo, verde musgo, verde ou azul petróleo ou dourado;

casamento-preta-gil-e-godoy-angélica-escolhe-dourado

estilo-de-fan-bing-bing5

casamento-preta-gil-e-godoy-fernanda-souza

– Se quiser uma imagem alegre e descontraída, vá de laranja;

– Se quiser parecer mais jovem e divertida vá de cores médias (azul, verde, lilás, roxo claro) rosa, turquesa, coral ou amarelo;

11252895_857322907672970_435670079_n

red-carpet-festival-de-cannes-2015

– Se quiser lacrar a noite e não sobrar nada para ninguém, vá de vermelho;

paes_leme_rep_ins

runasa

dress-code-casamento-o-vestido-vermelho-para-madrinha

– Se quiser desaparecer na cerimônia, vá de preto (não vale para as madrinhas), a não ser que ele seja o vestido como o que Julianne Moore usou na abertura de Cannes 2015;

casamento-preta-gil-e-godoy-sharon-menezes

red-carpet-festival-cannes-2015-julianne-moore

– Você, convidada, pode ir de prata, apesar da cor ficar muito próxima ao branco (não seria a melhor escolha, tipo poder pode, mas não deve). O prata é super elegante e diferente do dourado, não envelhece.

dress-code-casamento-o-vestido-certo-para-cada-cerimônia

red-carpet-festival-de-cannes-2015-naomi-whats

– Se quiser arrasar no “chiquê” sem “endurecer” a imagem, vá de verde esmeralda;

dress-code-casamento-o-vestido-certo-para-cada-cerimônia-vestido-para-madrinha-vestido-para-formanda

dress-code-casamento-o-vestido-certo-para-cada-cerimônia-vestido-para-madrinha-vestido-para-formanda2

Casamento de Fernanda Souza e Thiaguinho

Fotos: reprodução.

Tags:

Leia também

Alessandra Faria

About

Blogueira de moda e beleza, consultora de imagem pessoal e corporativa, maquiadora profissional, professora universitária de maquiagem, libriana, amante de tudo que diz respeito ao belo e ao estético!

4 Responses

  1. Isabel Fortes says

    Prezada Alessandra,
    Poderia ir a um terninho preto no horårio de 18:30 h. Sou apenas uma convidada.
    Obrigado.
    Abraços

    • Alessandra Faria
      Alessandra Faria says

      Olá Isabel. É possível ir a um casamento com terninho preto sim.
      Porém, deve-se observar o corte e o tecido desse terninho.
      Se ele tiver o corte bem tradicional com cara de escritório e/ou tecido mais simples, como sarja, percal ou sintético, ele deve ficar restrito a esse ambiente.
      Para casamento o terno deve ser de tecido nobre como cetim, shantung, seda. Já o corte deve ser ajustado ao corpo, acinturado como um smoking ou spencer. Pode ser usado sozinho com ou sem uma bela lingerie à mostra ou com um blusinha de seda de alcinha, com cara de underwear.
      Para deixá-lo ainda mais com cara de festa, combine com uma sandália de brilho prata, dourada, preta ou vermelha e uma carteira fina.
      Bjos

  2. Gaby says

    Irei a um casamento este fim de semana. A cerimonia deve começar entre 4 e 5 da tarde e a festa vai se estender até a noite. Mandei fazer um vestido de seda vermelho fechado (vinho), será que ficará demais? Ele tem um modelo extremamente simples, marca a cintura e tem saia godê.

    • Alessandra Faria says

      Olá Gaby.
      Você me passou poucas informações sobre o vestido.
      Mas, se ele não tiver bordados, acho que está adequado sim.
      Bjos