• Confira!

Olá Queridas!

É possível ter cabelos bonitos apenas cuidando deles em casa corretamente. Mas, alguns hábitos do dia a dia que parecem inocentes podem danificar os cabelos.

Excessos, resíduos de produtos, água mineral para enxaguar… as pessoas muitas vezes danificam os fios, mesmo sem saber. Confira as dicas do expert Eduardo Ribeiro, do salão Tif’s, que todos podem adotar em casa para garantir a saúde das madeixas.

cabelos ruivos marinaruybarbosa2

1. Cuidado com o shampoo! Se usado de forma incorreta e em excesso pode causar ressecamento. Isso acontece por que muitas fórmulas, mais adstringentes, são usadas por pessoas que não necessitam desse tipo de shampoo e retiram a oleosidade natural dos fios. Por outro lado, aquelas que possuem o couro cabeludo muito oleoso têm a indicação desse tipo de produto que pode ser usado até mais de uma vez ao dia. Esse cuidado é extremamente importante, uma vez que o excesso de oleosidade pode causar queda. Portanto, é essencial que cada um consulte um cabeleireiro de confiança para fazer indicação do tipo de shampoo – e outros produtos que se façam necessários, de acordo com o diagnóstico individual – e de como utilizá-los.

2. Excesso de hidratação: também pode ser prejudicial. Produtos com silicone, por exemplo, acumulam nos fios, deixando o cabelo pesado e sem vida. Os tratamentos devem ser feitos com indicação de um especialista, de acordo com a real necessidade de cada cabelo. Algumas pessoas acreditam que deixar a máscara de tratamento por mais tempo nos fios vai otimizar sua ação o que é outro erro. A tecnologia está a nosso favor e devemos obedecer as instruções de uso. Normalmente esse tipo de produto age entre 3 e 10 minutos e deixá-los por mais tempo não fará diferença. Aplicar e ir para os sol também não é correto. Para isso existem produtos específicos com protetor solar, que protegem o cabelo e evitam danos. Ainda falando sobre máscaras e condicionadores, é importante salientar que o enxágue total é muito importante. Não deixe resíduos. Produtos do tipo “Leave-in” são indicados e específicos para essa função.

3. Fazer a higienização dos cabelos utilizando água quente: existe um mito que devemos lavar os cabelos com água fria afim de obter mais brilho. Na verdade, a água pode ser fria ou morna, mas, em hipótese alguma, a água pode ser quente! Esse hábito causa ressecamento excessivo dos fios e do couro cabeludo. Isso acarreta numa maior (leia-se anormal) produção de óleo pela pele e, consequentemente, a raiz fica oleosa.

Outro mito que deve ser esclarecido em termos de higienização é utilizar água mineral. Ao contrário do que muitos acreditam, a água deve ser desmineralizada. Os minerais se depositam no fio e impedem que outras substâncias, hidratantes ou de tratamento, penetrem nos mesmos.

4. Não enxaguar completamente o shampoo, condicionador e máscara: é importante salientar que o enxágue total desses produtos é fundamental. Não deixe resíduos que podem acumular e prejudicar o fio. Produtos do tipo “Leave-in” são indicados e específicos para essa função.

o-desafio-do-shampoo-ideal-para-seus-cabelos2

 

5. Desembaraçar o cabelo molhado com escova: o ideal é usar um pente com dentes largos. Os fios, quando estão molhados, têm menos elasticidade e tendem a quebrar com maior facilidade. A escova não desfaz os nós e sim quebram a fibra. Outro ponto importante é que deve-se começar a desembaraçar à partir das pontas e não o contrário.

6. Utilizar o secador ou outras ferramentas térmicas sem antes aplicar um protetor térmico. Muitos acreditam que este produto não é necessário, mas o uso sistemático dele é fundamental. O protetor, como o próprio nome já diz, evita danos e ressecamento causados pelo calor.

7. Dietas radicais – o cabelo precisa dos nutrientes que obtemos através de uma alimentação balanceada, por isso é preciso prestar atenção na dieta, para garantir cabelos, pele e corpo saudáveis.

8. Prender os cabelos com elásticos inadequados: os elásticos indicados são aqueles que não puxam os fios, ou seja, não podem ser de borracha, silicone ou ter aquela pecinha de metal que encontramos em alguns deles. Outa coisa extremamente danosa é o prendedor estilo “bico de pato” que causa quebra.

Na foto: Vanessa Galizzi no lavatório do Tif’s. Crédito Bárbara Dutra.

hábitos-que-podem-danificar-os-cabelos

Pauta enviada pela Aassessoria.