• Nails trend.

Olá Queridas!

Na coluna Depois dos 40 de hoje (é, ela voltou!), vou passar para vocês algumas dicas para prevenção do envelhecimento precoce.

depois-dos-40-moda-envelhecimento

envelhecimento cutâneo precoce tem seus sinais mais evidentes depois dos 40 , pois não é possível parar a ação do tempo e a partir desta idade o corpo já não funciona como antes. Os cuidados para evitá-lo devem ser inseridos na sua rotina de beleza ainda na juventude, entre os 20 e 25 anos.

Dicas para se evitar o envelhecimento precoce!

1- Protetor solar: Um dos fatores que mais causam envelhecimento precoce é a exposição em excesso e sem proteção à radiação solar. Os raios UV-B são danosos e responsáveis pelo aparecimento de câncer de pele, mas são os raios UV-A que causam o fotoenvelhecimento, portanto use e abuse de proteção solar química e física.

2- Alimentação: uma alimentação eficiente e adequada, rica em nutrientes necessários à boa saúde é fundamental para se evitar o envelhecimento precoce e algumas substâncias podem até retardar o processo como os ricos em antioxidantes. Alimentos que contenham vitaminas C e E, flavonóides, ômega 3 e licopeno também ajudam na prevenção. Faça uso de frutas cítricas, vegetais verde escuro, peixes, sementes de linhaça, castanhas. O ideal é procurar uma nutricionista especializada nesta área para passar a melhor dieta anti envelhecimento individual.

acne tardia alimentacao-balanceada

3- Hidratação: 70% do nosso corpo é constituído de água. A hidratação é vital para se prevenir o envelhecimento, pois além de hidratar pele e cabelo, a água é responsável pela filtração e eliminação de impurezas do organismo e do bom funcionamento do intestino. Para um indivíduo de aproximadamente 60 kg em local de temperatura amena deve ingerir de 2 a 3 litros de água por dia (mais uma vez, a quantidade de água necessária ao organismo é um valor individual, pois depende dos hábitos de cada um, além de outros fatores como peso, altura, idade… Um nutricionista pode fazer o cálculo exato para você).

4- Cosméticos: A tecnologia cosmética atual é muito avançada, além dos cosméticos protetores e decorativos (maquiagem) existem os cosméticos de tratamento e prevenção. Iniciar o uso de cremes anti sinais a partir dos 25 é uma boa estratégia para se prevenir ou retardar o envelhecimento cutâneo. Fazer uso de hidratantes adequados ao seu tipo de pele também ajuda a manter o bom funcionamento do manto hidrolipídico da mesma.

5- Tratamentos estéticos: hoje existem vários tratamentos estéticos para se prevenir e até melhorar a aparência da pele com sinais de envelhecimento. Além disso, com os cursos de estética, os profissionais estão mais capacitados a lhe propor um tratamento adequado ao estado de sua pele.

6- Hábitos de vida saudáveis: ter um estilo de vida saudável é outro fator decisivo para prevenção de envelhecimento. Ter um sono de qualidade e suficiente (entre 6 a 8 horas diárias), a prática de exercícios físicos, o não uso de álcool e drogas (entre elas as lícitas) também ajudam na saúde e manutenção do corpo e da pele e seus anexos.

Fotos: reprodução.

Este post é de minha autoria, mas foi inspirado neste artigo aqui, e outras fontes também foram pesquisadas.