• Confira!

Olá Queridas!

Na coluna depois dos 40 de hoje pedi ajuda à minha nutricionista esportiva Luciana Guerreiro para dar dicas de nutrição adequada para mulheres maduras.

dicas-com-nutricionista-esportiva

Para tal, fiz uma pequena entrevista com a Luciana sobre metabolismo e nutrição depois dos 40, a qual segue abaixo.

Depois dos 40 o metabolismo muda muito? Por quê?

Luciana: MUDA MUITO POR CAUSA DO ENVELHECIMENTO NATURAL MESMO. É COMO SE O NOSSO METABOLISMO DESLIGASSE ALGUNS HORMÔNIOS E/OU COMEÇASSE A DIMINUIR A LIBERAÇÃO DE OUTROS. ISSO GERA PERDA DE MASSA MUSCULAR O QUE JÁ FAVORECE MENOS ENERGIA CORPORAL, POIS OS MÚSCULOS GASTAM ENERGIA.

DEPOIS VEM A MENOPAUSA E PIORA UM POUCO. SE A MULHER CONSEGUE DESDE JOVEM MANTER ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, NÃO SENTE MUITO ESSAS ALTERAÇÕES. PORÉM, SE COMEÇAR A EXERCITAR DEPOIS DOS 40 ANOS, TEM COMO MELHORAR MUITO O QUADRO. SEMPRE É TEMPO PARA COMEÇAR.

Quais os principais sintomas ou consequências dessa mudança metabólica?

Luciana: SENTIMOS MAIS CANSAÇO E MAIS FLACIDEZ, PRINCIPALMENTE. ISSO SE NÃO HOUVER MELHORA NA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA.

O que podemos fazer para amenizar este sintomas?

Luciana: PRIMEIRO PROCURE UM MÉDICO. FAÇA TODOS OS EXAMES, PRINCIPALMENTE OS HORMÔNIOS INCLUINDO O DHEA (HORMÔNIO ANTI ENVELHECIMENTO QUE APOS OS 30 ANOS, CAI MUITO, SENDO NECESSÁRIO REPOSIÇÃO, PORQUE ELE EQUILIBRA OUTROS HORMÔNIOS).

É necessário reduzir a quantidade de alimentos ingeridos após os 40 ou é possível comer o mesmo tanto e apenas mudar o tipo de alimento?

Luciana: É NECESSÁRIO DIMINUIR SIM. PRINCIPALMENTE, CONSUMIR MENOS CARBOIDRATO DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO (FARINHA BRANCA, AÇUCARES), AUMENTAR CONSUMO DE PROTEÍNAS E AUMENTAR CONSUMO DE VITAMINAS E MINERAIS ANTIOXIDANTES (VITAMINA A, E, VITAMINA C, ZINCO, SELÊNIO). ALÉM DISSO, CONSUMIR OMEGA 3 (LINHAÇA, CHIA, PEIXES, CASTANHAS) QUE É ANTI INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE.

Depois dos 40 é necessário fazer alguma reposição de vitaminas? Quais e por que? JÁ FOI RESPONDIDA ACIMA.

Cite alimentos que poderiam ser considerados os maiores aliados para as mulheres maduras e por que?

Luciana: TODOS OS NUTRIENTES (CARBOIDRATOS, PROTEINAS, GORDURAS, VITAMINAS E MINERAIS) SÃO IMPORTANTES, PORQUE SE CONSUMIDO UM OU OUTRO APENAS, HÁ UM DESEQUILÍBRIO MESMO ASSIM, PORQUE NOSSO METABOLISMO É COMO UMA TEIA DE ARANHA, TUDO FUNCIONA EM CONJUNTO. AS VITAMINAS E MINERAIS SÃO INTERDEPENDENTES.

A nutricionista esportiva Luciana Guerreiro me acompanha e me ajuda a manter o peso desde o meu segundo pós parto, há 4 anos. Ela me ajudou a perder 10 kg que insistiam em ficar comigo após a minha segunda gravidez, na qual ganhei 20 kg.

Fotos: reprodução.