Olá Queridas!

Semana passada fui convidada pela assessoria da Fiat do Brasil para visitar a Cooperárvore, um dos braços do seu projeto de responsabilidade social Árvore da Vida.

foto 3 (26)

A Fiat automóveis tem uma de suas fábricas instalada em Betim, região metropolitana de BH. A empresa desenvolveu um programa de responsabilidade social no Brasil para estreitar o relacionamento com a comunidade local e mudar sua realidade.

O projeto de responsabilidade social da Fiat foi desenvolvido há 10 anos atrás e para sua implantação, a empresa fez um estudo do entorno onde está instalada para identificar suas principais demandas. O bairro escolhido para início dos trabalhos foi o Jardim Teresópolis, uma região pobre, com um dos maiores índices de violência, evasão escolar e baixa qualidade de vida da cidade à época.

Após o estudo, foram percebidos que os maiores desafios da região eram a educação e a instalação de serviços públicos básicos, como por exemplo saneamento.

A partir de então foi criado o projeto Árvore da Vida, onde foram oferecidas várias oficinas como canto, esporte, formação profissional, além de geração de empregos e acompanhamento aos assistidos.

Hoje a empresa investe no desenvolvimento da região através do envolvimento de todos da comunidade, oferecendo oportunidades, aprendizado e geração de empregos, proporcionando a transformação, a inclusão social e a cidadania de seus moradores. O projeto Árvore da Vida teve papel decisivo para melhoria da vida sócio econômica social da região.

foto 4 (11)

Em 2004 o projeto ofereceu vários cursos profissionalizantes na área de moda e a partir de então surgiu a idéia de se criar a cooperativa para dar oportunidade às mulheres da região de trabalharem dentro de suas próprias casas.

Em 2006 a Cooperárvore foi formalizada e hoje conta com aproximadamente 20 cooperados que trabalham na concepção e produção de acessórios, transformando resíduos da indústria automotiva, que seriam descartados, em acessórios de moda como bolsas, sacolas e mochilas e objetos de decoração e utilização doméstica. (vale um adendo: todo lixo e resíduo produzido pela fábrica é reutilizado ou reciclado, apenas o lixo orgânico é descartado. Isso é responsabilidade social e ambiental!)

foto 5 (15)

foto 1 (21)

A Cooperárvore é uma iniciativa do programa de responsabilidade social corporativa Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM.

visita-cooperárvore-projeto-social-fiat

Eu fiquei muito feliz de ser convidada para visitar e conhecer um projeto de responsabilidade social empresarial tão bacana, que em um tempo relativamente curto já atingiu tantos resultados! Também fiquei com uma pergunta que não quer calar: Se em 10 anos uma empresa conseguiu fazer tando pela região, investindo basicamente no indivíduo como ser humano e cidadão, através da educação, porque as autoridades não utilizam o modelo e fazem o mesmo pelo nosso Brasil afora? Infelizmente, sei a resposta: não há interesse por parte do poder públicco. Pois, quanto mais ignorante e sem perspectiva for o povo, mais fácil de se manipular!

Fotos: Alessandra Faria e outros.