• Cuidados no carnaval!

Olá Queridas!

Hoje vou falar sobre uma tendência no mercado nutricional que tem sido assunto constante das redes sociais, a dieta detox.

dieta-detox-tendência

Na palestra que assisti no mês passado (aqui) foi falado sobre as tendências de dieta detox do momento. Essa dieta acelera a desintoxicação do organismo e sua limpeza.

A vida do mundo moderno cheia de estresse, alimentação pobre em vitaminas e ao mesmo tempo rica em sal, gordura, açúcar, hormônio e agrotóxico aliada ao estresse do dia-a-dia, além da poluição, intoxicam e envenenam nosso organismo causando vários efeitos colaterais.

No ano passado me sobrecarreguei demais com atividades profissionais e caseiras e neglicenciei minha saúde. Principalmente minha alimentação. Comia pouco e mal, sem horários definidos e sem observar direito o que estava ingerindo. Me hidratei mal. O resultado foi uma boa intoxicação e no segundo semestre sofri com seus efeitos, entre eles, acne tardia (aqui), não só no rosto como em outros locais do corpo e tive outros sintomas como inchaços nas pernas, insônia… Ao assistir a palestra do Wellnes Tour e após ler esta matéria (aqui), tive certeza de que estava intoxicada, e muito.

dieta-detox-tendência3

A intoxicação do organismo apresenta como sintomas pele oleosa, aparecimento de acne, unhas quebradiças, cabelos opacos, dor de cabeça, falta de apetite pela manhã, tontura, inchaço, fadiga crônica, dificuldade para perder peso e até mesmo queda na libido.

A desintoxicação do organismo é a eliminação de substâncias nocivas através das fezes, suor e urina. Para que isso ocorra é necessário retirar da dieta os alimentos pro inflamatórios e incluir alimentos ricos em vitaminas. Num processo de desintoxicação é imprescindível o acompanhamento de um nutricionista para que este avalie o estado geral do indivíduo, sua saúde e verifique a possível necessidade de alguma suplementação alimentar.

Entre os alimentos detox do momento, foram citados na palestra as power fruits, entre elas a goji berry, que está fazendo muito sucesso na rede. Outros alimentos que ajudam a limpar o organismo citados foram o chá verde, o limão, alimentos ricos em ômega 3, verduras verde escuras como a couve, gengibre, sementes como a chia e a linhaça, entre outros.

Desintoxicar o organismo com uso de alimentação adequada é fundamental para reequilibrá-lo e iniciar uma dieta de emagrecimento ou de manutenção. Vale ressaltar aqui, que o que chamo de dieta detox não é uma fórmula pronta disponível em revistas ou redes sociais, mas uma dieta feita por um nutricionista após avaliação de cada indivíduo. Só assim, é possível saber quais melhores opções para você.

Enquanto você aguarda sua consulta (já marcou? rs) pode fazer uso de sucos naturais como o suco detox para emagrecer ou para desintoxicar (lembre-se que nenhum suco sozinho faz milagres, é necessário fazer dieta balanceada e exercícios físicos, para se obter os resultados).

dieta-detox-tendência2

Ingredientes
– 1 maça verde
– 1 pedaço de pepino (3cm)
– 1 copo de água de coco
– 1 folha de couve
– 1 rodela de abacaxi fina.

Modo de Preparo
Bater no liquidificador e servir imediatamente.

Fotos: reprodução.

One Reply to “Tendências atuais de nutrição: dieta detox!”

  1. É uma ótima dieta e não é agressiva ao corpo. Vemos pessoas dando dicas sobre como emagrecer que destroem o organismo e fazem mais mal que bem.

Comments are closed.