Olá Queridas!

Sábado fui a uma palestra intinerante organizada pela Smart Life, o Wellness Tour BH no Hotel Mércure, onde foi falado sobre as tendências detox do momento e sobre os termogênicos, alimentos que ajudam a emagrecer.

alimentos-que-ajudam-a-emagrecer-água-gelada2

Quem proferiu a palestra sobre obesidade e emagrecimento e que explanou sobre os alimentos que ajudam a emagrecer foi a nutricionista Raphaella Cordeiro, especialista em Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva, formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo e Nutrição Esportiva pela Gama Filho.

Os termogênicos são alimentos que ajudam a elevar a temperatura corporal auxiliando, dessa forma, na produção de energias e na queima de gorduras. São excelentes alimentos para serem inseridos na dieta para perda de peso, assim como numa dieta saudável e equilibrada.

Segundo a nutricionista uma alimentação adequada e fracionada (de 3 em 3 horas, no geral, cada caso deve ser avaliado pelo nutricionista) equivale a 70% do sucesso da dieta para emagrecimento e manutenção, 20% dos resultados são obtidos pela prática constante do exercício físico e 10% do gasto total de energia, ou resultados na dieta, são de responsabilidade dos termogênicos.

Apesar dos termogênicos serem grandes aliados à dieta para emagrecer, não basta apenas ingeri-los e esperar os resultados, pois não existe ainda, um consenso de qual a quantidade certa destes alimentos que emagrecem devem ser ingeridos; mesmo porque cada organismo é único e apresenta uma resposta diferenciada a qualquer tipo de dieta.

alimentos-que-ajudam-a-emagrecer-água-gelada

Entre os alimentos termogênicos, os mais comuns são:

Canela: aumenta o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Deve ser consumida polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), bebidas e até como condimento para pratos salgados. 

Pimenta vermelha: É rica em capsaicina, substância que aumenta o metabolismo em até 20%. Pode ser consumida em diversas preparações culinárias.

Gengibre: Aumenta o metabolismo e é anti-inflamatório. Pode ser consumido ralado, em chás, sucos, em pó, em temperos de carnes e aves e em doce”.

Café, chá mate e chá preto: Ricos em cafeína, conhecida por manter o estado de alerta e acelerar o metabolismo. Devem ser consumidos com moderação, principalmente, por quem tem problemas gástricos.

Chá verde: Rico em catequinas e cafeína. Os antioxidantes presentes no chá verde promovem benefícios extras como o auxílio à digestão, combate aos radicais livres, melhora do perfil lipídico, entre outros. É indicado três xícaras ao dia. 

Chá de hibisco: Aumenta a temperatura corporal, principalmente no momento da digestão. Excelente para diminuir a vontade de carboidrato doce. Podem ser consumidas até quatro xícaras ao dia.

Alimentos ricos em ômega 3: É encontrado em peixes – como salmão e atum – e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

Água gelada: Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal, como afirma a nutricionista Daniela Cyrulin. 

Fontes do texto em itálico: aqui, aqui.

Segundo Raphaella  os termogênicos se consumidos em excesso podem fazer mal causando dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Além disso, alguns grupos de pessoas não podem fazer uso dos mesmos sem acompanhamento, como os hipertensos ou portadores de problemas cardíacos. Portanto, é fundamental a avaliação e o acompanhamento de um nutricionista para fazer uma dieta adequada a cada indivíduo.

Fotos: Reprodução.

One Reply to “Termogênicos: alimentos que ajudam a emagrecer!”

Comments are closed.