Olá Queridas!

O post de inspiração para este fim de semana é “descansar” ou pular o carnaval 2014 nas montanhas de Minas.

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas 4

Eu não sou muito de pular e brincar o carnaval. Prefiro me refugiar neste período para locais mais tranquilos e, de preferência, bem perto de BH, para ficar o mínimo possível na estrada (tenho pânico).

Portanto, opto por passar o carnaval em alguma cidade encravada nas montanhas de Minas. Gosto de respirar o ar das montanhas e do contato (visual) com a natureza. Dá uma sensação de paz e tranquilidade.

Existe uma infinidade de opções de viagens próximas de BH em pontos badalados e turísticos. Entre eles, está a cidade de Lavras Novas, que fica a 17km de Ouro Preto (uma outra opção de passeio). É um roteiro familiar, mas mais indicado para casais apaixonados.

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas-lavras-novas

Gosto de ficar num ponto bem tranquilo e aconchegante e sair de carro para conhecer os arredores. Assim, dá para visitar outras cidades próximas, cachoeiras e lugares bucólicos.

O Parque da Serra do Cipó é um outro local delicioso de se conhecer. Fica a 90km de BH saída pela Av. Cristiano Machado, depois do Aeroporto de Confins e da cidade de Lagoa Santa. Tem várias cachoeiras e rios maravilhosos. Muita opção de hospedagem e de turismo de aventura. Mas, também é um bom lugar para passear com as crianças.

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas-serra-do-cipó

As cidades históricas são uma boa opção de passeio, mas costumam ficar muito cheias no carnaval. A saída é se hospedar em hotéis fazenda próximos a estas e dar apenas uma “espiada” no movimento dos foliões.

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas-diamantina

Como é o caso de Diamantina (foto acima e primeira abaixo). Cidade deliciosa, com muitas cachoeiras no seu entorno. Passando por lá, não deixe de conhecer a cidade do Serro, onde se faz o melhor queijo Minas e o arraial de Milho Verde (segunda foto abaixo).

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas-diamantina 2

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas-milho-verde

A culinária das montanhas de Minas merecia um ou vários posts específicos. Fogão à lenha, frango com quiabo, angu de milho verde, café em caneca esmaltada…Huuuuum!  Só experimentando para saber como é bom!

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas-culinária 2

carnaval-2014-nas-montanhas-de-minas-culinária

Todos os roteiros sugeridos já foram feitos por mim e meu marido. Recomendo-os de olhos fechados.

Fotos: reprodução.

One Reply to “Para se inspirar: carnaval nas montanhas de Minas.”

  1. Conheço todos os lugares que você mencionou, são lugares apaixonantes.
    Vale a visita tanto no carnaval quanto em outras temporadas.
    abraços!

Comments are closed.