Olá Queridas!

Hoje começo uma nova série no blog composta de 3 posts onde vou falar sobre O que seu Perfume diz Sobre Você.

perfumes-classificação

Nem tudo que compõe nossa imagem pessoal é visual. O perfume, por exemplo, é um item da nossa imagem que diz muito sobre nós, provoca sensações e deixa uma lembrança olfativa em nosso observador.

Pessoas de estilo definido são fieis a um ou, no máximo, dois perfumes; de forma que seu cheiro se torna uma marca registrada.

O cheiro de um mesmo perfume pode ser diferente de acordo com a pessoa que o usa, pois este interage com cheiro do próprio corpo, criando uma fragrância única. O cheiro do corpo, por sua vez, está ligado ao que se ingere (alimentação, medicamentos…), à textura e tipo de pele e aos outros produtos cosméticos utilizados na toalete.

o-que-seu-perfume-diz-sobre-você

O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano. A elaboração do perfume nasceu no antigo Egito, por volta de 2.000 ac. (fonte)

Apesar de chamarmos todos os produtos aromáticos de perfume, existe uma classificação para os mesmos de acordo com sua concentração que é proporcional à sua durabilidade e fixação na pele.

Esta concentração deve ser levada em consideração na hora de escolher seu perfume, pois produtos de maior concentração devem ser evitados em ambiente de trabalho e em dias de muito calor para que seu cheiro não exale à distância, provocando mal estar em quem está perto de você. Sempre digo para minhas alunas e clientes que seu perfume deve ser sentido apenas por aqueles muito íntimos, que cheguem bem perto de seu corpo. Portanto, perfumes mais concentrados são indicados para serem usados à noite ou em dias mais frios.

Classificação do perfume:

·      Parfum: a essência varia de 20% a 40%, encontra-se em sua forma mais concentrada;

·      Eau de Parfum (EDP): a essência varia de 12% a 18%, um pouco  menos concentrada, mas ainda forte, recomendado para noites frias;

·      Eau de Toilette (EDT): a essência encontra-se entre 8% a 14%, é o mais recomendado para o clima tropical como o do Brasil;

·      Eau de Cologne (EDC): a essência varia entre 3% a 7%, para dias ensolarados e quentes; 

·      Splash (EDS): com pouquissíma concentração de essência 1%, recomendado para ser usado varias vezes ao dia. (fonte)

Agora você já pode escolher qual a melhor opção para  se usar de acordo com o clima e a situação. No próximo post vou falar sobre as notas exaladas pelo perfume.

Enquanto vocês aguardam, indico o filme Perfume de Mulher de Martin Brest/1992, com  Al Pacino, para assistirem e irem se ambientando e aprendendo sobre o olfato, um dos sentidos mais importantes para o ser humano.

Fotos: reprodução.