Olá Queridas!

Hoje, no segundo post da série O que seu Perfume diz Sobre Você, vou falar sobre as notas exaladas que definem sua fixação e as sensações olfativas por elas produzidas.

perfume

O poder de um perfume depende da concentração de suas matérias primas. São vários ingredientes voláteis dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em tempos diferentes, os quais são chamados de notas. Existem as notas de saída, as notas de corpo e as notas de fundo; estas são as mais densas e permanentes, com difusão mais lenta. São estas que ficam por horas no corpo e somadas ao seu cheiro natural compõe a sua fragrância pessoal.

  • Notas de Saída (Cabeça)

A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que “escapam” do frasco. Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

  • Notas de Coração (Corpo)

O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume “desaparece” sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

  • Notas de Fundo (Base)

Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal. (fonte)

O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Transformar esse mix em sucesso está nas mãos dessa categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganha salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda. O “bom nariz” se desenvolve desde a infância. (fonte)

No mundo da moda, criar uma fragrância exclusiva é o clímax profissional de um estilista pois, por mais caro que seja o frasco de seu perfume, ele é um item acessível de sua marca à toda população, fazendo com que seu nome e, principalmente seu estilo chegue a qualquer canto remoto do planeta.

Celebridades do cinema e da música também gostam de lançar seus perfumes como forma de deixar sua marca e nome na mente das pessoas. Esta é uma poderosa ferramenta de marketing. Seus perfumes são elaboradas com ingredientes que combinem com suas personalidades e às vezes, levem meses para serem elaborados.

perfume-chanel-n5

Curiosidades:

– O olfato, assim como o paladar, é um sentido químico e está intimamente ligado a este segundo. O olfato é chamado de sentido das emoções, pois desencadeia reações químicas capazes de ativar emoções e nos trazer memória de situações vívidas e concretas e momentos com riqueza de detalhes. Graças ao olfato o ser humano aprendeu a caçar, fugir, distinguir alimentos bons e ruins. É nosso sentido mais rápido e fundamental para nossa sobrevivência. (fonte)

– Os frascos dos perfumes são ponto importante em sua comercialização. Além de serem atraentes, seu formato e cor devem imprimir sua essência de forma a atrair o consumidor primeiro pelo olhos e em segundo plano pelo aroma.

perfume-frascos-atraentes

Para hoje, indico o filme Perfume  diretor alemão Tom Tykwer/2006, bizarro e cheio de suspense, mas com uma dose de poesia por trás de tanta loucura.

Fotos: reprodução.