Olá Queridas!

Hoje o assunto é sério, de utilidade pública e que interessa, principalmente àquelas que, como eu, adoram experimentar uma roupa nova: doenças contagiosas de provador.

doenças contagiosas no provador1

Outro dia houve um debate num determinado grupo de mães do Facebook (já curtiu minha página?) do qual faço parte, sobre até quando devemos lavar as roupas novas do bebê antes de usá-las. A resposta é uma só: sempre! Devemos lavar inclusive as nossas.

Muitas vezes não lavamos a roupa antes de usá-las a primeira vez, pois elas perdem o aspecto de novas e já na primeira lavagem ficam um pouco desgastadas e opacas. Mas, não lavá-las e passá-las em ferro quente, é um grande erro, pois as peças e cada um de seus componentes (cada fio do tecido, linha, botões, acabamentos…) passam por uma infinidade de mãos e ambientes antes de chegaram às lojas. Depois que chegam às lojas, as peças podem ser provadas por diversas pessoas, as quais não sabemos a procedência. Agora, imaginem os sapatos!!!! Experimentados por pés que pisaram e estivem em locais desconhecidos!!!! (aff! me deu um pouco de pânico, agora!).

Entre algumas das doenças contagiosas que podemos pegar no provador, estão:

Sarna: doença contagiosa causada por um ácaro muito pequeno, caracterizada por uma coceira, geralmente à noite. Em crianças menores acomete principalmente, a cabeça, o pescoço, os ombros, as palmas e as solas dos pés. Em crianças mais velhas e adultos, as mãos, os pulsos, os órgãos genitais e o abdômen são afetados. O diagnóstico é feito por análise microbiológica da pele. O tratamento é feito à base de cremes específicos (fonte).

Micosesinfecções incômodas e resistentes, causadas por aproximadamente 100 espécies diferentes de fungos, algumas vezes confundidas com alergias ou mesmo hanseníase. As mais comuns são: a frieira ou pé-de-atleta que acomete os pés; a tinha crural, que aparece mais entre as coxas; a tinha do couro cabeludo; a micose das unhas… O diagnóstico é feito por um dermatologista e o tratamento é demorado. (fonte)

Pediculose: doença causada pela infestação de piolhos. Apesar do piolho do couro cabeludo passar através do contato de cabeça com cabeça, não é descartada a hipótese de ser transmitido pelo uso comunitário de roupas. Já o piolho de corpo, denominado Chato, deposita seus ovos nos fios das roupas que necessitam do calor do corpo para sua eclosão. Este piolho habita, principalmente a região genital e os sintomas são parecidos com os do couro cabeludo. O piolho do corpo já foi responsável por muitas mortes no passado, pois ele é o vetor da febre recorrente. (fonte)

Além destas e inúmeras outras doenças, ainda pode-se pegar através das roupas: herpes genital (aqui) e tricomoníase (aqui).

Apesar do risco de contágio, não há motivo para pânico, pois para nossa sorte, a população não está infestada de todas estas doenças contagiosas, senão a “shopaholics” estariam todas contaminadas a esta altura.

Como prevenir doenças contagiosas no provador:

– Evite experimentar as roupas antes de lavá-las. Praticamente, impossível, né? Pelo menos evite experimentar nas crianças. Muitas vezes meço a roupa no corpinho dos meus filhos sem levá-los ao provador. Só o faço mesmo em último caso;

– Ao experimentar peças íntimas, fazer uso de protetores ou experimentar por cima das suas;

– Ao experimentar sapatos, use uma meia pessoal e descartável ou limpe o interior do mesmo com álcool 70. (complicado, né? Mas, seria o ideal)

– Antes de usar as roupas novas, lave-as e passe-as com ferro quente;

– Não empreste suas roupas, não use roupas coletivas ou de outras pessoas.

Veja mais sobre este assunto aqui.

Fotos: reprodução. Resolvi não colocar fotos ilustrativas das referidas doenças. Por que? Faça uma pesquisa…

2 Replies to “Por que lavar roupa antes do primeiro uso? Doenças contagiosas de provador.”

  1. Nossa Alessandra, fiquei chocada com esse post! Nunca mais visto algo direto da loja sem lavar. Melhor prevenir do que remediar, né? Até mesmo porque, se a gente contrai alguma dessas doenças, dificilmente vamos fazer uma conexão com o ato de experimentar roupas.. Perigoso! Beijos

Comments are closed.