Olá Queridas!

O post de inspiração para este fim de semana além de saudável, é refrescante: a hidroginástica como opção de atividade física.

Apesar da hidroginástica estar muito relacionada à terceira idade, ela é uma ótima opção de atividade física, que pode ser praticada por qualquer pessoa, independente de sexo ou idade.

benefícios da hidroginastica2

A minha experiência com a hidroginástica é antiga. Desde os meus 25 anos (até então eu era completamente sedentária!). Nesta época, era bem desanimada, tinha dores musculares constantes e nas articulações. Me sentia com pouca energia e não tinha flexibilidade e nenhum condicionamento físico. Senti que meu corpo necessitava de algo e conversando com meu médico (clínico geral) percebi que precisava urgente fazer algum exercício físico.

Sempre fui bastante preguiçosa para fazer exercício físico e optei pela hidroginástica só por causa do contato com a água. Escolhi uma academia perto do meu serviço e fui fazer a primeira aula. Lembro-me até hoje da minha sensação ao terminá-la: Por que não havia feito aquilo antes!!! Não parei mais. Em 7 meses de hidro, perdi 5 kg, acabaram-se as dores e me sentia super viva e animada.

Hoje, faço hidro como um exercício alternativo ao meu plano de treinamento e mais uma vez esta foi minha primeira opção para voltar a frequentar a academia depois de ficar parada quase um ano (explico tudo no próximo post).

Dentre os vários benefícios da hidroginástica, podemos citar:

Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, flexibilidade muscular e das articulações, força muscular e resistência;

– Apresenta o gasto calórico de 400 calorias;

– Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares;

– Pode auxiliar no combate ao estresse, pois a massagem propiciada pela água, por meio da pressão e da resistência e os alongamentos, relaxam o corpo e os músculos;

-Por proporcionar uma grande interação entre os praticantes durante as aulas, as pessoas mais tímidas podem interagir e a hidroginástica pode colaborar para cessar a inibição. (fonte)

Eu ainda percebo em mim, os efeitos de:

– uma certa drenagem. O contato com a água me ajuda na melhora da retenção de líquido;

– melhora no aspecto da celulite. Tenho celulite grau 1, aparece pouco. Percebo que depois de alguns meses fazendo hidro, a celulite tem uma boa melhora;

– definição do contorno do corpo. A hidro promove uma melhora na definição do contorno do corpo, deixando a cintura mais fina, as pernas mais torneadas, sem no entanto promover uma hipertrofia muscular.

Apesar da hidroginástica não ter contra indicação podendo ser realizada por qualquer pessoa, inclusive gestantes, é sempre recomendável procurar seu médico e seu preparador físico para que estes possam fazer uma exame e dizer quais exercícios podem ser feitos pelo aluno.

Bora lá, cair na água?

Fotos: reprodução.

One Reply to “Para se inspirar (refrescar, relaxar, drenar): hidroginástica!”

  1. Muito interessantes as dicas, de verdade! Mediante ao assunto, preciso fazer uma pergunta importante: será que é importante se submeter a tratamentos que às vezes até comprometem a própria integridade física? A mídia nos bombardeia todos os dias com opiniões de pessoas com o intuito de estereotipar o que se tem como beleza e isso muitas vezes envolve também o mundo da moda. Até que ponto vale a pena? Fiz um vídeo sobre o assunto: http://youtu.be/uD2dv7rVEi8 Gostaria de ouvir a sua opinião sobre isso.

Comments are closed.