Olá Queridas!

Uma tendência capilar entre as celebridades tem ganhado corpo ultimamente, principalmente nos países de primeiro mundo como os USA e os da Europa: assumir os cabelos brancos.

assumindo os cabelos brancos3

Nos países de primeiro mundo, assumir os cabelos brancos ou grisalhos já virou tendência entre mulheres comuns e públicas como por exemplo a atriz cinematográfica James Lee Curtis. A atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada também assumiu o branco total ao interpretar uma rígida diretora de revista de moda (ficou linda, por sinal).

assumir os cabelos grisalhos james lee curtis

No Brasil, são poucas as mulheres que assumem os cabelos grisalhos, pois aqui existe uma grande valorização da juventude, da magreza e do bronzeado como padrões de beleza inflexíveis. Algumas corajosas como as atrizes globais Cássia Kiss e Glória Menezes resolveram deixar o tempo tingir seus cabelos e abriram mão da visita mensal ao cabeleireiro para pintá-los com o castanho do momento.

assumindo os cabelos brancos cassia kiss

A intensidade da cor do cabelo depende da presença de melanina, hormônio produzido por células específicas da pele: os melanócitos. Assim, as pessoas que têm cabelo mais escuro produzem esse pigmento em maior quantidade que aquelas de cabelo claro. A capacidade de produção de melanina é determinada geneticamente, o que explica o fato de algumas pessoas ficarem grisalhas antes das outras. Além disso, alterações hormonais provocadas por estados emocionais desgastantes, como estresse ou medo, podem acelerar o processo. Mas a principal causa da descoloração do cabelo é mesmo o envelhecimento: com a idade, os melanócitos perdem a capacidade de continuar produzindo melanina. (fonte)

cabelos grisalhos

Segundo pesquisas, as mulheres modernas estão as madeixas “branqueando” mais cedo. A média de início de aparecimento de cabelos brancos, que era entre 30 e 40 anos, hoje passou para 25 anos. Provavelmente, o estilo de vida da mulher atual influenciou muito neste adiantamento.

A injustiça é que, enquanto para mulheres cabelo branco envelhece, para os homens, os cabelos prateados “agregam valor” e os tornam ainda mais charmosos.

assumindo cabelos brancos george-clooney-com-os-cabelos-grisalhos-

Eu comecei a ter os primeiros fios brancos aos 25 anos. Mas, foi depois da minha primeira gravidez aos 31 que a coisa ficou preta, ou melhor branca! Daí para frente, a cada gravidez, mais fios sem cor apareciam. Hoje aos 44, tenho muitas mechas  brancas e fios espalhados por todo couro cabeludo. Não estou pronta para assumi-los e faço uso de tonalizante, pois a tinta detona meu cabelo.

E você, está pronta para assumir os brancos?

Fotos: reprodução.

3 Replies to “Assumir ou não os cabelos brancos: eis a questão!”

  1. Bom dia ! Sim assumi o meu cabelo branco .
    Estou amando, não tenho que me preocupar com tintas.

    1. eu estou num dilema ainda tenho muito branco e estou tentada a assumir, na verdade estou preocupada com as críticas.

  2. Minha mãe cansou de pintar e resolveu assumir os grisalhos há mais de cinco anos. Acho que ficou muito lindo nela, até porque, ela tem os cabelos bem curtinhos.

Comments are closed.