Olá Queridas!

Tudo parece impossível até que seja feito“. Nelson Mandela, líder, ativista, sábio e herói da humanidade contemporânea nos deixou semana passada, mas seus ensinamentos ficaram como presente e serão perpetuados.

Nelson Mandela

Este grande homem nos deixou tantos ensinamentos, que vão muito além da busca pela igualdade e do fim da segregação racial pelos quais lutou durante toda sua vida.

Podemos ler suas frases, contemplando-as e usando-as para nos ajudar resolver questões do dia-a-dia de nossas relações pessoais, sociais e profissionais. É como se ele tivesse resposta ou um ensinamento para cada um dos problemas da humanidade.

A frase mencionada acima, com apenas 8 palavras diz tudo sobre como sair da nossa própria inércia, da zona de conforto para que possamos melhorar nossa vida ou lidar com nossos problemas.

Resolver algumas questões do nosso dia-a-dia, dos nossos relacionamentos, nossos trabalhos, às vezes , parece algo impossível, parece não estar nas nossas próprias mãos, mas “tudo parece impossível até que seja feito“, até que damos o primeiro passo, o primeiro gesto em busca daquilo que queremos ou precisamos.

E “Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir”. Ou seja, o primeiro passo, é só o primeiro e não o único, uma vez começado o movimento, ele não pode ser interrompido e mais uma vez temos que vencer o medo do fracasso e continuar a caminhada. Pois, “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo“.

Durante a caminhada e a luta para vencer a nossa própria inércia, somos testados muitas vezes. É necessário muita fé, determinação, resiliência, humildade, foco e otimismo. “Sou fundamentalmente otimista. Se isso vem da natureza ou da criação, eu não posso dizer. Parte de ser otimista é manter a cabeça apontada para o sol, os pés se movendo para frente. Houve muitos momentos sombrios, quando minha fé na humanidade foi duramente testada, mas eu não iria e não podia me entregar ao desespero. Dessa forma, se estabelece a derrota e a morte.” (Lembrei demais do meu avô Juca. Ele era doce, alegre, apaixonado e extremamente otimista!)

Então meninas, espero que tenha inspirado vocês com este artigo, pois eu fiquei muito entusiasmada. Deixo uma última frase para finalizar o texto. “Qualquer um consegue elevar-se acima das circunstâncias e alcançar o sucesso se for dedicado e apaixonado pelo que faz“.

Todas as citações em itálico são frases deixadas pelo grande líder Nelson Mandela. Se você quiser ler mais frases dele, clique aqui.

Foto: reprodução.

One Reply to “O que Nelson Mandela nos ensinou sobre vencer nossa própria inércia!”

  1. Nelson Mandela, sempre um pacifista, sempre um grande homem, tanto ensinou e tanto resisitiu…que ele descanse em paz e que seus ensinamentos fiquem na memória de muitos….

Comments are closed.