Olá Queridas!

No mundo dos negócios, assim como na vida pessoal e social, ter carisma faz toda diferença para se tornar uma pessoa de sucesso.

desenvolva o carisma e seja uma pessoa de sucesso1

Um dos pontos que falo nas palestras que ministro na área de imagem corporativa é a importância de se desenvolver o carisma para se tornar uma pessoa mais atraente que os demais, facilitando as relações interpessoais, elevando a auto estima e, consequentemente, lhe trazendo sucesso garantido na vida profissional, social e pessoal.

O carisma é um conjunto de qualidades que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, por meio de “exercícios e treinos”.

Veja algumas das qualidades comuns em pessoas carismáticas:

Boa educação: a educação é algo que vem de berço, ou seja, é ensinada em casa pela família. Mas, se você não teve esta oportunidade, você pode desenvolver a boa educação sozinho. Respeitar o outro e o alheio, saber se comportar nos mais diversos ambientes, é algumas das posturas das pessoas educadas;

Finesse: também chamada de classe, outra qualidade que vem de berço e pode ser aprendida. Diferente do passado, quando ter classe e etiqueta era ter uma postura burguesa e antipática, a classe ou finesse se confunde muito hoje com a boa educação. Ser discreto na postura, gestual, ser delicado no trato com as pessoas, é alguns dos comportamentos das pessoas que tem classe;

Ética: definir a ética é complicado, pois esta é objeto de estudo filosófico. Resumidamente, é o conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, construído com base em seus valores históricos e culturais. É viver sabendo que seu direito e espaço terminam onde começa o do outro. É conseguir seus objetivos sem passar por cima de tudo e de todos. É ser fiel aos seus próprios princípios e valores e aos de sua cultura.

Ser uma pessoa solícita: ou seja, prestativo, estimulado, afável, atencioso, atento, cortês, cuidadoso, delicado, polido, amável…

desenvolva o carisma e seja uma pessoa de sucesso

Desenvolver o bom humor: não é todo dia que estamos de bom humor. Mas, saber trabalhar esta qualidade é fundamental para se tornar uma pessoa carismática. A dica é descobrir qual o motivo desencadeou este estado e tentar resolvê-lo, para não contagiar as pessoas ao redor.

Ser uma pessoa positiva: pessoas derrotadas, reclamonas e desanimadas são rejeitadas. Ver o lado bom dos fatos e pensar nos problemas como obstáculos e como forma de aprendizado, ajuda a deixar a vida mais leve e promove o carisma.

Ser uma pessoa alegre: pessoas alegres são contagiantes e atraentes. Fazer o exercício do sorriso é fundamental para o bem estar físico, mental e para garantir auto estima positiva e carisma.

Imagens: reprodução.

2 Replies to “Desenvolva seu carisma e se torne uma pessoa de sucesso!”

  1. Oi Alê, que post bacana! Sabe o que eu falo de vez em quando? Que eu quero um treinamento Coaching para desenvolver essas habilidades carismáticas, saber conversar de forma suave, e desenvolver uma melhor postura profissional.

    Abraços!

Comments are closed.