Olá Queridas!

Hoje vou mostrar para vocês alguns dos vários pinceis de maquiagem e quais suas funções e efeitos.

O maquiador profissional carrega tantos acessórios em sua maleta de maquiagem, que até os mais experientes da área podem ficar confusos, principalmente na hora de escolher os pinceis de maquiagem de acordo com o efeito pretendido.

Para começar, três dicas básicas:

– Primeira: um bom jogo de pinceis facilita e valoriza seu trabalho. Você poderá conseguir um bom resultado com pincel ruim, porém terá de “retrabalhar”;

– Segunda: os pinceis de cerdas naturais são os melhores, porém algumas marcas como a Sigma conseguem produzir pinceis de cerdas artificiais de ótimo desempenho;

– Terceira: pinceis de maquiagem bons são caros em qualquer lugar do mundo, aqui no Brasil, são caríssimos.

Esta montagem que encontrei no Pinterest (me segue lá)  traz os pinceis mais utilizados e seu uso.

 

como utilizar os pinceis de maquiagemComeçando da esquerda para a direita, de cima para baixo:

Foundation: Pincel de fibras duplas com ponta arredondada para cobertura (bases e pós). Esfumam bem, dão um resultado efetivo e leve com acabamento parecido com air brush. Pode ser utilizado dando “pancadinhas” ou leves “arrastadinhas” (evite fazer movimentos longos);

Bronzer: Pincel de base chanfrado. Ótimo para se fazer o jogo de claro e escuro com cobertura.

S. Tippling: Pincel de fibras duplas de ponta reta. Pode ser utilizado para aplicação de base e pó e ainda pode ser utilizado para dar uma homogeinizada na pele com movimentos rotativos.

Powder: Pincel de pó de pontas arredondadas. É sempre o maior pincel do jogo. Serve para aplicar pós faciais ou compactos.

Tappered Foundation e Foundation: Estes dois pinceis servem para aplicar bases e/ou corretivos de forma mais pontual.

Beuty blender: Esta esponjinha para aplicação de base dá um efeito bem natural tipo air brush. Aplique dando batitinhas na pele.

Cancealer: Pincel para aplicação de corretivo pontual, seja ele líquido ou cremoso. Aplique depositando o produto sobre o local desejado e vá esfumando as bordas.

Smokey: Pincel para esfumar lápis ou traços de sombra.

Fluffy: Pincel para aplicar e esfumar a sombra numa área maior. Também gosto de usá-lo para aplicar pó na pálpebra inferior. Também pode ser usado para aplicar corretivo.

Lip: Pincel para contorno e preenchimento da boca.

Duster: Pincel vassourinha ou em leque. Fundamental para limpar a pálpebra inferior e aplicar ou retocar o pó nesta área.

Contour: Pincel de blush chanfrado. Ideal para aplicar blush de contorno (veja mais aqui).

Angled: Pincel chanfrado para delineação dos cílios inferiores e superiores.

Shadow: Pinceis para aplicar e/ou esfumar a sombra, de cerdas naturais, ponta gordinha e arredondada. Tenha vários ou pelo menos um para sombra clara e outro para sombra escura.

Smudge: Pincel para esfumar a delineação em sombra ou para aplicar uma delineação mais grossa e definida, utilizado molhado.

Finger tip: Dedo anelar. O nosso melhor acessório. Serve para esfumar as bordas, limpar borrões, aplicar produtos…

Q-tip: Hastes flexíveis, vulgo cotonetes. Outro acessório indispensável na maleta. Serve para pequenos retoques (use-o seco) e aplicação de alguns produtos como batom.

Comb: Pincel pente-escova. Do lado do pente, serve para pentear os cílios após aplicação de máscara. Do lado escova, serve para escovar sobrancelhas.

Espero ter sido clara. Caso tenham alguma dúvida, podem deixar nos comentários.

Fotos: Reprodução.