Olá Queridas!

Dentre as tendências fortes para o verão 2014 o grafismo e a geometria tem se destacado em estampas P&B ou coloridas. O impulso foi dado com o xadrez exagerado de Marc Jacobs que caiu no gosto das usuárias e entendidas de moda.

xadrez de louis-vuitton-paris-verao-2014-05-315x449

As estampas gráficas e geométricas se confundem entre si uma vez que uma deriva da outra. A geometria na moda é o uso das figuras geométricas puras no shape (aqui) ou estampa de uma determinada peça. Já o grafismo é a maneira como se desenha uma linha ou conjunto de linhas de forma a se fazer uma representação gráfica. Por exemplo: listras paralelas podem ser vistas como estampa gráfica ou geométrica. Listras paralelas diagonais que se encontram com outras em posição inversa, espelhada formam uma estampa gráfica.

tendência verão 2014 grafismo2

O grafismo é muito rico, usado como expressão e arte em várias culturas como, por exemplo, a dos indígenas, africanos ou brasileiros (aqui) que resulta nas estampas étnicas.

grafismo e geometria estampa étnica verão 2014

A estampa gráfica em P&B foi tendência no verão de 203 (aqui) e volta com força total. As estampas étnicas nunca saem de moda, porém não podem ser consideradas um clássico, pois nem todos usam; e fazem parte do estilo exótico. A estampa gráfica de linhas diagonais coloridas remete à Missoni e remonta à década de 70. As estampas geométricas tiveram seu auge  nos anos 80, que mais uma vez são fonte de inspiração para a moda atual.

grafismo e geometria estampa missoni tendências verão 2014

Estampas gráficas:

grafismo

tendência verão 2014 grafismo e geometria

grafismo e geometria4

grafismo e geometria3

Geometria e estampas geométicas:

grafismo e geometria5

grafismo e geometria2

grafismo e geometria6

As estampas gráficas e geométricas aumentam o volume da parte onde são utilizadas, disfarçam os contornos, deixando a imagem mais chapada, portando, use-as em locais onde você quiser dar volume (tronco ou tórax) de acordo com o formato da sua silhueta (aqui).

A tendência gráfica para o verão 2014 também será muito vista nos acessórios como bolsas e sapatos (aqui).

Fotos: reprodução.

One Reply to “Verão 2014: enquadre-se no grafismo e geometria.”

Comments are closed.