• Confira!
Olá Queridas!

Por incrível que pareça essa foto não saiu de um filme de terror, mas de um concurso de beleza para crianças com direito à maquiagem infantil e dentes postiços. Prática muito comum nos Estados Unidos.

maquiagem infantil

Observe a complexidade da maquiagem produzida na menina. Tem até cílios postiços.

As mães que levam as filhas para estes concursos são tão obcecadas que, se a menina está em fase de troca de dentes, providenciam dentes postiços. Daí esse sorriso medonho!!!

Toda criança é naturalmente linda: tem a pele uniforme e lisinha, grandes olhos brilhantes, cílios longos, lábios rosados e cheios de vitalidade. Não tem a menor necessidade de se recorrer aos truques de maquiagem infantil.

Uma boa parte do aprendizado infantil se dá por imitação. Portanto, é super natural a menina se espelhar na mãe e repetindo seu comportamento, se interesse por maquiagem, use seus batons e sombras, calce seus saltos altos, coloque seus brincos e colares. Sempre de forma lúdica e sem nenhuma preocupação com sua imagem pessoal.

maquiagem infantil2

É fundamental que a mãe esteja atenta e acompanhe essa fase, sem proibir nem estimular o uso de maquiagem. Desde que seja apenas uma brincadeira dentro de casa, de vez em quando, não tem tantas consequências. Lembrando sempre de limpar o rosto da criança quando a brincadeira terminar.

Além de queimar etapas na infância e estimular o desenvolvimento precoce da sexualidade, o uso de maquiagem pode provocar reações alérgicas, pois a pele da criança é mais fina e sensível que a de um adulto.

Alguns motivos para se evitar a maquiagem infantil:

– A criança não tem conhecimento nem destreza para manipular os produtos de maquiagem. Podendo se machucar ou contaminar os mesmos ao utilizá-los, causando irritação nos olhos, boca e pele.

– A criança não tem a preocupação de limpar a pele depois de utilizada a maquiagem, ficando muito tempo com o produto, o que também pode causar reações alérgicas.

– Os produtos por sua vez podem ter componentes irritativos na fórmula. Produtos mais úmidos como bases, sombras cremosas, batons, delineadores líquidos e máscaras de cílios são mais perecíveis e ótimos veículos de germes e fungos.

Eu sou contra dar maquiagens de brinquedo, pois estas não têm a composição do produto na embalagem nem selo da ANVISA.

Se maquiagem infantil fosse bacana, as grandes marcas já teriam investido numa linha de produtos para criança.

maquiagem-desfile-concurso-infantil
Infância roubada!

Fotos: reprodução.

Post reeditado.

5 Respostas para “Maquiagem Infantil: Sou contra!”

  1. Eu também tenho pavor desses concursos, quando eu vejo na TV logo vou mudando de canal, porque não me faz bem ver mães tão alienadas prejudicando as pequenas. Não sei como as autoridades de lá não tomam nenhuma atitude a fim de coibir esses abusos.

  2. Cruzes, que coisa mais horrorosa, é claro que toda criança quer se maquiar por ver os adultos fazendo, mas nesse caso é o extremo de como uma vaidade pode chegar ao extremos. Tenho uma prima de 3 anos, e como toda criança ela quer se maquiar, mas tem que estabelecer um limite, no caso dela só deixo mesmo brilho ou manteiga de cacau, para hidratar o lábio e muito raramente blush.Tenho pena dessas crianças que nunca poderão ter uma infancia normal, nunca vão poder correr, subir em árvores para não machucar o rosto. Pobrezinhas

  3. Roubei seu texto, abraço shttp://mulheroalicercedacasa.blogspot.com/2010/11/maquiagem-infantil-criminosa-mae-que.html

Comentários fechados.