Olá Queridas!

Um tendência forte do inverno 2013 é o mix de texturas, ou seja, a mistura de tecidos com diferentes tramas, fios e espessuras.

Mix-de-texturas como fazer

O mix de textura sempre foi usado na moda, principalmente no inverno. Antes, de forma mais regrada e temerosa. Neste inverno 2013 o mix de textura está em alta e pode ser visto em produções com misturas de até 3 tipos de tecidos diferentes.

Ao contrário do mix de estampas, o mix de textura é discreto e fácil de combinar. O ideal é misturar tecido pesado com tecido mais leve para não deixar o visual muito sisudo e carregado.

Para se entender melhor este mix, é necessário entender o que é uma textura, Segundo o Aurélio online, textura é: “s.f. Tipo ou maneira de entrecruzamento dos fios de um tecido. / Estado do que é tecido”. Já o dicionário web, textura também pode ser: “Acto ou efeito de tecer.
Contextura; trama”.

A textura dá sensações táteis e visuais variadas aos diferentes tipos de tecido e como no inverno precisamos de camadas para nos aquecer e usamos mais tecidos de tramas pesadas como as malhas de tricô, a lã, a lâzinha, os veludos, o tweedé quase inevitável fazer esta mistura.

trico-l-e-paete-mix-texturas

Dicas:

– o couro ou couro ecológico lisos podem ser misturados a quase todos outros tecidos, até com os mais nobres como paetês e rendas;

– o tricô também acompanha vários outros: paetês, veludos, malhas diversas, lãzinha, entre outros;

– o tweed, o devorê e o jacquard, como são mais encorpados e volumosos, acompanham outros mais delicados como rendas, sedas, tricôs mais delicados;

– ao fazer o mix de texturas, evite fazer junto o mix de estampas e/ou de cores, opte por peças mais básicas para montar seu look, combine com acessórios poderosos, que não sejam muitos.

Abaixo, algumas inspirações para se fazer a mistura de diferentes tecidos:

inverno 2013 calor em camadas look com sobreposições

inverno-2013-spfw-mix de textura

inverno 2013 mixtexturas

Fotos: reprodução.