• Cabelo Molhado, sim.
Olá Queridas!

Hoje vou falar sobre um mal que acomete principalmente as mulheres: retenção de líquidos!

o que é retenção de líquidos

A retenção de líquidos ou edema é o inchaço no corpo ou parte dele que pode acontecer no decorrer do dia ou em períodos específicos como pré-menstrual, pós parto ou pós operatório. O edema também pode ser causado por problemas renais ou hepáticos, mau funcionamento da tireoide, efeitos colaterais de alguns remédios, entre outros.

Geralmente, tenho muita retenção de líquido. No período pré menstrual, tenho alterações de peso de 1 a 2 kg, de um dia para outro. Além da sensação de aumento de peso, costumo ter dores na barriga, cabeça e pernas. Pensando em mulheres que sofrem deste desconforto como eu, pedi a colaboração da nutricionista Luciana Guerreiro, que me ajudou a eliminar 11 kg de gordura em 8 meses.

O que é retenção de líquidos?

Muitas de nós mulheres sofremos desse mal, a grande maioria no período pré menstrual e uma minoria se queixa em outros períodos do mês. A retenção de líquidos é o aumento do volume de água nos tecidos sem excreção via renal.

 

Homens também sofrem desse desconforto?

Alguns homens podem sofrer com ele, mas, é mais comum nas mulheres, principalmente devido às alterações hormonais e ao fato de acumularem mais gordura no culote e nas nádegas, dificultando o retorno venoso.

Quais fatores físicos podem causar retenção de líquidos?

Alguns fatores físicos podem provocar edema como alterações hormonais, insuficiência vascular, hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado e coração, processos inflamatórios, deficiência na circulação sanguínea.

– Quais alimentos e condimentos mais conhecidos propiciam a retenção de líquido?

ALIMENTOS EMBUTIDOS (presunto, peito peru, salame ou mortadela), carnes (toda carne já tem muito sódio, mesmo “in natura”), queijos como canastra, parmesão, ketchup, temperos em tabletes, sopas industrializadas (tem mais sódio que 1 tempero em tablete), salgadinhos de pacote, bebidas gaseificadas, enlatados.

– Quais os alimentos e condimentos mais comuns que são diuréticos?

Em geral as frutas tem potássio, mas a campeã é a banana. A laranja e a melancia também são ótimas fontes de potássio. Frutas secas como passas, damascos, ameixa seca, frutas oleaginosas como amêndoas, amendoim, castanhas, avelã. Outros como feijão, lentilha, moranga, tomate, batata, cenoura, folhosos, água de côco, cereais integrais como granola, aveia, farelo de trigo, farinha integral, gérmem de trigo.

suco-de-melancia-diet-610x300

É comum ter maior retenção no período pré-menstrual. Você indicaria algum suco para esse período  (aqui)?

Muito comum por causa da oscilação hormonal do período. Combinar frutas de maneira em geral com legumes/folhosos e água de côco. Principalmente frutas como banana, melancia, laranja, que são ricas em potássio e vão ajudar na eliminação desses líquidos retidos. O uso de água, também vai aumentar a diurese se não existir nenhum fator ou problema renal que dificulte essa eliminação.

Para melhorar o retorno venoso e diminuir a retenção de líquidos, o consumo de água e a prática de exercício físico são fundamentais.

Receber massagens de drenagem linfática (aguardem), feitas por profissionais capacitados para tal, também ajuda a eliminar os líquidos e melhorar o desconforto.

Fotos: reprodução.

2 Replies to “Retenção de líquidos!”

  1. Adorei o postEu sofro desse mal todo mês, engordo geralmente de 2 a 3 kilos vc acredita!

Comments are closed.