Olá Queridas!

O uso indiscriminado de megahair ou a falta de cuidados diários e manutenção temporária podem causar alopécia traumática reversível ou não.

alopecia-Queda-de-cabelo-naomi-Campbell-modelo-top

Alopécia ou alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico.

Quem acompanha o mundo fashion pela internet e redes sociais já deve ter visto fotos da top Naomi Campbel com uma grande faixa frontal de alopécia no couro cabeludo. Segundo informações, não verificadas, a alopécia da modelo teria como causa o uso constante de mega hair.

alopecia-Queda-de-cabelo-naomi-Campbell-modelo-top2

O mega hair é uma forma de extensão capilar para aumentar o volume do cabelo ou o comprimento dos fios, muito usada por atrizes, modelos e celebridades (veja aqui).

Existem várias técnicas de mega hair, algumas causam mais danos que outras. A mais antiga é a que usa cola específica para fixar pequenas mechas de cabelo artificial ou natural em mechas do cabelo natural bem rente à raiz.

Esta cola e a tração causada pela mesma, além da tração exercida para desembaraçar os cabelos pode causar quebra ou queda dos fios, morte do  bulbo capilar (alopécia irreversível) e problemas no couro cabeludo, devidos à falta de higiene correta.

alopecia Mega-Hair-

dermatologista Camila Hofbauer, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que “é impossível não ter uma quebra, mesmo que pequena, dos fios”. 

Ela explica que isso ocorre porque, durante a aplicação acontece a tração dos fios e, além disso, a cola fragiliza a fibra. Por isso a quebra é apontada com um dos problemas mais comuns. Fonte, aqui.

Pode-se concluir que é quase impossível o uso de megahair sem causar nenhum dano ao cabelo ou couro cabeludo. Além disso, não é qualquer pessoa ou tipo de cabelo que pode se submeter a esta técnica. Pessoas com qualquer problema no couro cabeludo, com excesso de química, que tenha cabelos frágeis, danificados, finos ou quebradiços, não devem usar o megahair.

alopecia Mega-Hair-curitiba-Parana-1274907786

A dermatologista Samar Mohamad El Harati, do Hospital São Luiz, de São Paulo, dá algumas dicas para minimizar os problemas causados pela extensão capilar:

Evite o embaraçamento dos fios, pois a tração pode quebrá-los ou arrancá-los. Para isso, fuja do vento, não os penteie muitas vezes por dia, escolha um pente ou escova com espaçamentos largos, nem pense em dormir ou deitar com a cabeleira molhada, faça hidratações frequentes;

2 – A queda de cabelo pode ser reversível (se for realizado tratamento adequado com um dermatologista) ou irreversível. Percebendo queda excessiva dos fios procure imediatamente um dermatologista;

3 – Não existe um tempo estimado para ficar com o megahair sem que cause problemas. Aliás, é muito difícil que não prejudique os fios. A médica sugere o aplique de telas, com fivelas de tique-taque, que é removível, não causa tantos danos e pode ser usado frequentemente;

4 – Procure um bom profissional. Quanto menos mechas colocar, menor a agressão aos fios naturais. (este trecho foi adaptado: fonte aqui).

Eu já pensei na possibilidade de colocar megahair, mas sempre tive medo. Depois do problema da Naomi, fiquei bem receosa.

E você, usa ou já usou megahair? Nos conte sua experiência.

Fotos: reprodução.

37 Replies to “Uso indiscriminado de megahair pode causar alopécia.”

  1. Acabei de desistir de colocar mega hair. Vou esperar pacientemente me cabelo crescer.

    1. minha vontade era tanto que nem pesquisei sobre as possíveis consequências do mega. Coloquei a dois meses e logo no primeiro dia notei que começou a cair cabelo, preocupada liguei p/ o cabelereiro e disse p/ ir ver, segundo ele ñ era tanto bom me tranquilizei, mas hoje ao ir retirar p/ manutenção me aterrorizei, já tinha pouco cabelo fiquei c/ menos ainda e pior ao lava-lo caiu um monte o que devo fazer?????? será que recuperarei meu cabelo???? socorro???? grata…..

      1. Nossa, Rosana.
        Não tenho conhecimento suficiente sobre o assunto para lhe ajudar. Acho que vc deve procurar um dermatologista para que ele verifique a extensão do dano e o que pode ser feito para reverter o problema.
        bjos e volte sempre.

      2. o mega pode da uma afinada no cabelo,e esse cabelo q cai na manutenção é o fio q fica preso e não cai diariamente,é aquele fio q sai no pente,q cai no ralo do banheiro,aquele q perdemos todos os dias,mas q por estar preso a gente não ve cair,ai quando solta sai tudo,quando eu fiz minha 1°manutenção quase morri tamb,a gente se assusta mesmo,mas vc não vai ficar careca relaxa,use hidratar bem os cabelos,ter uma boa alimentação,não sei a tecnica q usa,mas eu uso a do amarradinho com lastec,minha cabeleireira é mto caprichosa,faz nós bem pequenose não da trabalho meu mega,se vc fizer procedimento quimico procure observar se não é isso q ta atrapalhando,porq abafar o cabelo encima de quimica recente não é uma boa,bacana é tirar o mega fazer os retoques de raiz e deixar o cabelo escançar,epera uma semana p colocar de volta o mega após a quimica,eu não uso quimicas,pois não preciso,mas vc pode ter sim um cabelo maravilhoso quimicamente tratado ou não,é só saber cuidar,não entre em desepero,com noticias ruins flor.

    2. Olha flor,eu uso mega a mais de um ano,não aonteceu nada com meu cabelo,faço manutenção no maximo em 3 e 3 meses,usei a tecnica do amarradinho com lastec,deu certo.É FUNDAMENTAL a higiene,lavar bem,sem medo,mantenha limpo como se fosse o seu cabelo,seco e tal.Quando pintar um medo de usar sempre da um tempo,as veses eu faço isso fico uns 2ou 3 meses sem,depois uso de novo.Eu tamb tinha medo,ai fiz o teste,faz isso se não gostar é so parar de usar,mas tenho certeza q vai amar,escolha um bom profissional,procure ver o trabalho dele antes,e compre cabelos em lojas especializadas,nunca use cabelo q ja foi usado,pode contrair alguma doença do couro cabeludo.Mas tenta,so assim vc vai saber,é normal ter medo,mas so experimentando p vc saber.Não sei como seu cabelo é,mas o meu é fino,não uso alisantes ou progressivas,porq eu não preciso,uso mega liso,se vc usar procedimento quimico,é so retocar quando for retocar o mega entende,ai vc escolhe um cabelo bem parecido com o seu,vai da certo.

      1. Olá Géssica, obrigada pelos eu depoimento e volte sempre!
        Bjos

  2. Vou colocar o meu em maio de 2014.. Utilizando de forma adequada acho que não causa alopécia. Se toda mulher que usasse mega tivesse alopécia o uso seria proibido. Acho essa matéria tendenciosa demais.
    Mas as dicas são validas.

    1. Olá Jadna, a questão não é o mega hair em si, mas o excesso, o mau uso e a falta de cuidados com os cabelos após a aplicação. São estes fatores que podem, em alguns casos, causar a alopécia.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Abs

    2. concordo,eu uso a mais de ano,as veses dou uma boa pausa,p deixar o cabelo descançar,mas nunca me deu trabalho.

    3. tenho amigas que estao ficando carecas e dependentes das expensoes, particulamente uso o de tic tac e meu cabelo esta sempre o mesmo, acredito na materia porque vc acaba tendo que faer a manuntencao e cabelos vao caindo e ficando fracos, nunca vi ninguem 100% feliz, e mais ou menos como unha posticas que qndo vc tira a unha fica doente por um tempo. se vc poder usar o de tic tac seria melhor ate mesmo para lavar a cabeca, fazer exrcicios, etc, alem do mais vc nao tem que gastar dinheiro a cada 2 meses. fica a dica boa sorte.

  3. Uso mega hair a 3 anos e nunca tive problema algum, exceto o gasto… faço manutenção todos os meses… e muito pelo contrário, o meu couro cabeludo antes do mega vivia irritado, acredito que pelo excesso de química, quanto ao cabelo quebra um pouco sim, mas nada fora do normal;

    1. Obrigada pela visita, Val.
      Os problemas podem acontecer quando a pessoa não faz manutenção adequada.
      Mas, vale ficar sempre atenta com a saúde de couro e dos fios.
      bjos

  4. Vou colocar mega por que morro de vontade em ter cabelos grandes, mais estou morrendo de medo de meu cabelo cair, penso muito nesses nozinhos na minha cabeça…aaaaaaaaaaah tô pensando seriamente em desistir.

    1. Olá Ana Cláudia.
      Acho que não é caso de desisistir, mas de procurar um profissional competente e de confiança que possa avaliar a saúde de seu cabelo.
      Além disso, fazer as manutenções corretamente.
      Um abraço e volte sempre.

  5. Alessandra Faria parabéns pelo artigo! Sou webdesigner da personal hair Nonata Santos que é especiliazada em implantes de Cabelos Adesivados e estou transcrevendo seu artigo em seu blog perfect hair extensions e nas redes sociais!

  6. Ola,ja uzei o mega e vou colocar novamente .meu cabelo caiu quando tirei,mais. Todos disseram que estava mais bonito.pois sem o mega acabo uzando muito. A prancha e isso piora muito o estado do cabelo.vale muito as dicas pois um mega sem cuidados e dano na serta.

  7. Olá ,boa tarde gostei muita da materia pois os meus cabelos são tratados com escova progressiva ,coloquei um mega pois os meus cabelos sempre foram ralos e não cresciam ,coloquei o mega para encher e alongar os cabelos ficaram lindos ,após passar alguns meses retirei o mega achando que os meus cabelos ficaram danificados pois foi ao contrario teve um bom crescimento pois eles não saiam do pescoço caiu um pouco sim após a retirada. mais não quebrou nada e irei colocar outra vez para encher um pouco pois descansei 3 meses para coloca-lós dinovo bjssssss!

    1. Olá Cinthia.
      Que bacana. O que tem que ser feito é isso: fazer o mega hair e tomar os devidos cuidados e fazer a manutenção.
      Bjos

  8. boa tarde menina,s mto boa a materia. Porem uso mega (seguido, sem pausa) há pouco mais de 3 anos,
    tenho progressiva na raiz, faço de 3 em 3 meses graças a Deus nunca tive nenhum problema e recomendo, fica lindo, e nossa auto estima vai la em cima! rs

  9. O problema da Naomi não é Alopécia.
    Ela raspa a cabeça para usar FULL LACE WIGS, uma peruca que é colada assim como a maioria das artistas afro-americanas e até mesmo caucasianas usam ( Jessica Simpson, Jessica Alba, Kim Kardashian, Beyoncé, Rihanna, Keri Hilson, Ciara e várias outras)
    Não é necessário raspar a cabeça para usar as FULL LACE WIGS, mas algumas preferem assim que é o caso da Naomi, e a cola frontal da WIG da qual a manutenção deve ser feita 1 vez por semana não aconteceu e começou o descolamento natural. Algumas fazem tranças outras usam uma touca que imita o couro cabeludo.
    Espero ter exclarecido. Pois Naomi não sofre de alopécia é apenas uma opção comoda que ela encontrou para usar a FULL lace sem ficar com volumes.

    1. Obrigada pela informação Re. Achei bem interessante.
      O uso dessa cola não tem contraindicação?
      Abraços e volte sempre.

  10. Eu uso mega hair tic tac faz dois anos mais estou com grandes falhas por baixo do cabelo, esta ficando tipo calva parei de usar, e isso me doi muito pois eu adorova os cabelos longos

  11. Tive um tumor na hipófise 08 anos atrás. Os meus cabelos não crescem mais como antes e fiquei com muita queda de cabelo e são muito finos. E por isso eu gostaria de colocar mega hair para dar volume e alongar, mas tenho medo de ter alguma consequência séria. Gostaria de uma luz.!

    1. Elza, te aconselho a procurar um dermatologista para ele avaliar seu couro cabeludo e ver se ele está saudável o bastante para colocar o mega.
      Bjos e volte sempre.

  12. olá , coloquei meu mega há um mês e não havia caido nenhuma mecha, porém, essa noite caiu uma mecha só que saiu o cabelo da raiz junto,coloquei o mega pela primeira vez, e me decepcionei………..

    1. COLOQUEI MEGA PARA AUMENTAR O VOLUME E TAMANHO SO DECEPÇÃO, 2 SEMANAS CAIU QUASE TODO MEU CABELO COM RAIZ, 2 SEMANAS FELIZ……FOI SO ISSO QUE CONSEGUI, ESTOU QUASE CARECA USEI O METODO DA QUERATINA QUE HORROR E NEM QUIMICA TINHA NO MEU CABELO ……………TAMBEM ESTOU DESESPERADA ….

  13. Acredito que o megahair e seguro pois se nao fosse as celebridades nao usariam. E com certeza seria proibido.
    Penso que o problema esta no profissional que se diz ser profissional e nao sabe o que esta fazendo provavelmente fica vendo passo a passo na internet e acha que se especializou.
    Fui vitima e como a Tatiane estou quase careca. Foram apenas dias felizes , paguei um absurdo pra receber serviço de porco. POIS se dizia profissional e me deixou quase careca.

    1. Olá Érica!!! Qual tratamento usou para combater essa alopecia adquirida pelo uso do mega hair? Bjs

  14. Faço uso do Mega hair há mais ou menos 7 anos, e não tive e nem tenho problemas que advém desta técnica. Quanto esta matéria a cima, já esta dito que não verificado a veracidade se a causa é ou não do uso do mega. São apenas especulações, todo mundo que utiliza o mega, tem que ter uma rotina Caxias com os cuidados diários e manutenção, além de colocar com um bom profissional. Não adianta vc colocar a melhor técnica com o melhor profissional se vc não tem consciência dos cuidados a serem tomados durante a lavagem, secagem e ao pentear. Eu uso, e recomendo, e não penso em ficar sem.

  15. Tenho alopecia em vários lugares da cabeça e usava mega hair, quando tirei para fazer manutenção caia ainda mais. Posso usa novamente?

  16. Uso mega hair a seis meses e não tive nenhuma queda de cabelo, faço manutenção todo mes na realidade o que notei mesmo foi que na manutenção as vezes caiam mas a mesma quantidade que cai quando faço qualquer penteado nada de penteado recomendo as meninas e eu tenho a sessação que meu cabelo até desenvolveu mais e futuramente pretendo retirar quando enjoar do comprimento.

  17. usei mega durante 2 anos , e toda manutenção diminuía as mechas ate que fiquei com apenas 5 mechas e hj retirei todas em casa. Ficou quase nada de cabelo na cabeça, to andando de tranca direto na rua com vergonha de tão feio e ralo está, meus cabelos eram lindos, cheios ,enrolados, acabei com meu cabelo. Nunca conheci ninguém q usou mega e q não ficou escrva e q quando tirou se arrependeu de colocar.

  18. Usei mega hair durante dez anos, já fazem 2 anos e meio que parem de usar, estou com danos no couro cabeludo, o mesmo ficou muito cessível: corsa, dói e cai muito. Já fiz vários tratamentos não obtive nenhum resultado. Será que pode me ajudar?

    1. Nossa Cleide, que complicado!
      Acho que a melhor opção para você é procurar um dermatologista ou um tricologista, pois são profissionais com conhecimento para te ajudar.
      Te desejo boa sorte.
      Bjos

      1. Estou nessa mesma situação!!! retirei o mega e as laterais estão sem nascer!!! acredito que só um implante capilar dê jeito…mas antes estou tentando tudo que me ensinam….tonicos a base de minoxidil , outra coisa q me ensinaram, mas não comprei ainda, foi as capsulas de biotina…..

  19. ola meninas ,uso mega hair a 3 anos consecutivos ,nunca tive nem um problema acredito que uso de piscinas em varios lugares diferente muito cloro excesso de cremes apos o banho tambem pode causar esses problemas,graves sim..estou sempre trocando os cabelos sempre faco touca com produtos sem aditivos quimicos ,um bom exemplo a babosa com a clara de ovo caipira ,de 15 em 15 dias,otimos resultado…vou continuar usando meu mega por muito tempo….

Comments are closed.