Olá Queridas!

Semana passada um vídeo chamou a atenção do público, principalmente feminino, trazendo à tona um assunto que vale a pena pensar: qual imagem você tem de si mesma? O vídeo, feito pela empresa de cosméticos Dove, faz parte da campanha publicitária iniciada há algum tempo que tem como lema a beleza real.

Durante minhas palestras de Imagem, Auto Estima e Postura em Ambiente de Trabalho, que ministro para empresas, falo sobre a importância de aceitar a própria imagem para garantir uma auto estima positiva, fator fundamental para o bem estar e saúde físico e mental.

A sociedade moderna cobra muita da mulher e de sua imagem. Vivemos num mundo onde não é permitido errar, não é permitido se deixar levar, não é permitido ser “imperfeito”, não é permitido ser “feio” (fora dos padrões estabelecidos) e, principalmente, não é permitido “não ser feliz”. E nós mulheres, nos cobramos muito de nós mesmas, pois acumulamos carga de trabalho dupla, tripla e ainda temos que estar perfeitas.

Diante disto tudo, a aceitação da nossa própria imagem se torna um exercício difícil. Olhar a imagem refletida no espelho de forma objetiva e imparcial, observando pontos positivos e negativos, não só do físico, mas de nossa personalidade, refletidos no espelho sem comparação a outros corpos ou pessoas é de primordial importância para se “enxergar” como se é realmente.

A visão que temos de nós mesmas interefere diretamente nas nossas relações interpessoais, na maneira como vemos o mundo e o outro e na maneira como o mundo e o outro nos percebem.

auto-estima[1]

O amor próprio é a mais importante foram de amor e deve ser cuidado, regado, cultivado todos os dias.

A seguir, listo algumas atividades que podem ajudar no cultivo do amor próprio e manutenção da auto estima positiva:

– Fazer exercícios regularmente. A atividade física libera substâncias como endorfina e serotonina ajudando no bem estar;

– Ter um tempo para si próprio;

– Cultivar algum hobby;

– Ter um tempo para o convívio familiar;

– Cultivar hábitos de vida saudáveis como boa alimentação, hidratação, sono regular, não fazer uso de drogas;

– Pensar positivamente;

– Cultivar o bom humor;

– Cercar-se de pessoas alegres e positivas;

– Avaliar seus pontos positivos e negativos;

– Se permitir…

Fotos: reprodução.

2 Replies to “Vídeo Dove: qual imagem você tem de si mesma?”

  1. Reflexão oportuna nestes tempos vários em que a imagem que se tem de si é a imagem que fazem de "ti.", ou criam para ti e te impõem com a força de um vendaval.
    Edméia

Comments are closed.