Olá Queridas!

A oniomania, doença caracterizada pela compulsão por compras, está sendo mostrada em Salve Jorge, pela personagem de Giovanna Antonelli.

oniomania Doença de Helô em Salve Jorge

Quem acompanha a novela já deve ter visto a delegada Helô em Salve Jorge, sempre que tem alguma frustração, correndo para as lojas e adquirindo algum produto que é jogado dentro de seu armário sem nunca ser usado.

O consumismo é um dos males do mundo contemporâneo. Hoje, mais que nunca, vale-se pelo que se tem e não pelo que se é.

As pessoas são avaliadas, apreciadas e conceituadas dentro sociedade pelos seus bens materiais e aparência e não por seus valores, habilidades e competências. O consumismo é incentivado pela sociedade moderna.

Várias pessoas são afetadas pelo vício do consumismo compulsivo.

Infelizmente, as mulheres são mais afetadas pela oneomania, pois são muito competitivas entre si e têm uma necessidade de estar sempre na moda e de se apresentar bem perante o grupo.

Além disso, devido a jornada dupla ou tripla de trabalho, a distância dos filhos, o fato de abastecer o lar, a pressão exercida pela sociedade contemporânea de ser uma super mulher, esta sente um vazio constante, que parece ser preenchido no momento em que compra um sapato novo.

 oniomania_materia em salve jorge

Para saber se tem a doença é necessário um diagnóstico clínico, mas se a pessoa tiver pelo menos 3 dos sintomas a seguir, deve ficar atenta:

Qualquer fato pode desencadear a necessidade de comprar, como: frustração, alegria, tristeza, tédio, ansiedade, desilusão amorosa, problemas no trabalho, em casa.

O vício do consumo provoca os mesmos sintomas que qualquer outro vício:

– No momento em que o consumidor compulsivo sente a necessidade de comprar, geralmente apresenta quadros de ansiedade, suores, tremores nas mãos, boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, dor de cabeça;

– No momento da compra a pessoa se sente feliz, eufórica, poderosa e dona da situação, acha que está fazendo algo muito bom para si;

– Após a compra, a pessoa é tomada por um sentimento de culpa, vergonha, arrependimento, irritação, tristeza, medo, resultando, às vezes, num quadro de depressão. Às vezes se esquece do produto adquirido no fundo do armário.

Geralmente, o consumidor compulsivo tem problemas financeiros, usa todo o limite do cheque especial e dos cartões de crédito, tem várias prestações de dívida com bancos, agiotas, entre outros.

A doença tem tratamento, mas primeiro, é necessário que a pessoa assuma que está doente e que não consegue lutar sozinho, procurando ajuda de profissionais como psicólogo. Vale lembrar que o apoio e compreensão da família são extremamente importantes.

Os dez mandamentos do(a) consumidor(a) compulsivo(a):

1- Assumir sua fragilidade perante a doença, não tenha medo ou vergonha. Procure ajuda;

2- Quitar os cartões de crédito e cheque especial e cancelando os limites de crédito;

3- Ter apenas um cartão de crédito com límite máximo igual a 30% da renda líquida;

4- Valorizar o dinheiro ganho. Pensar em quanto tempo e quanto esforço é necessário para se obter a quantia gasta. Obter descontos, comprando à vista e em dinheiro. Visualizar as notas saindo da carteira “dói” mais que usar o cartão de débito;

5- Não carregar cartão de crédito/débito ou talão de cheques na carteira;

6-Evitar frequentar locais de aglomeração de lojas como shoppings, galerias, entre outros. Frequentar cinema ou praça de alimentação de shoppings, no horário em que as lojas estejam fechadas;

7- Preencher o vazio interno com o convívio familiar, praticando exercícios físicos, estudando, lendo ou desenvolvendo uma nova habilidade;

8- Não ir às compras quando estiver emocionalmente abalado, como muito feliz ou muito triste, muito sozinho(a);

9- Quando quiser comprar um mimo, saia de casa com a ideia do quê quer comprar, como, onde e quanto pode pagar. Levar exatamente o valor em dinheiro que poderá dispor na compra. Ser objetivo(a), ir direto ao ponto. Nada de ficar namorando vitrines.

10- Não comprar no impulso, quando vir algo que queira comprar. Nada como para casa, esperar 2 ou 3 dias, refletir se realmente precisa e pode comprar o produto.

Lembre-se, comprar é bom, desde que não nos cause problemas ou sofrimento!!!

Post reeditado.

Fotos: reprodução.

2 Replies to “Oniomania é mostrada em Salve Jorge.”

  1. O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo para avaliar a eficácia de uma medicação no tratamento do problema. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.

    Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:

    * Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
    * Aumento progressivo do volume de compras.
    * Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
    * Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
    * Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
    * Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
    * Problemas financeiros causados por compras.

    Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com

    Site :www.amiti.com.br
    https://www.facebook.com/hospitaldasclinicasdafmu

    1. Muito bacana! Deixem os resultados do estudo aqui quando terminarem!

Comments are closed.