Olá Queridas!

Sempre falo sobre tendências de moda aqui no blog. Mas, afinal você sabe o que são e como surgem as tendências?

o que é tendência de moda

Primeiro é necessário entender um pouco o que é a moda. Segundo o dicionário Aurélio, moda é ” sf.:  Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc. / Fantasia, gosto, maneira ou modo segundo o qual cada um faz as coisas…”

Porém, existem vários conceitos de moda na área acadêmica, pois ela pode ser definida sobre diversas perspectivas, entre elas: social, psicológica, histórica, estética, cultural, geográfica.

O conceito de moda é o fenômeno cíclico temporário adotado pelos consumidores por tempo e situação particular (SPROLES, 1981). É também o processo de adoção de símbolos que permitem ressaltar a identidade individual (MILLER et al., 1993). Logo, existem dois aspectos que são básicos na definição de moda, seus aspectos mutantes e seus aspectos simbólicos, que muda o significado de localização e, neste movimento, proporcionam à moda
a sua característica cíclica (WASSON, 1968; SOLOMON, 1996). Fonte: aqui.

Um pouco complexo para você? Para mim também. Pois, existem muitas nuances entre moda e usuário além do que possa imaginar nossa vã compulsão consumista…

Definido e compreendido o que é moda, vamos ver o que é então a danada da tendência que fica gravada na nossa mente, pregada na vitrine e mostrada à exaustão nos blogs de moda.

Segundo o dicionário léxico tendência é subst. f.
1. inclinação, motivação: ter tendências suicidárias
2. corrente de opinião: tendência política
3. evolução: as tendências da moda

Mais uma vez, no ambiente acadêmico, tendências de moda também tem vários conceitos:

Segundo Caldas (2004, p. 22), “o conceito de tendência que se generalizou na sociedade contemporânea foi construído com base nas ideias de movimento, mudança, representação de futuro, evolução, e sobre critérios quantitativos”. Back (2008) relata que pesquisar tendências é perceber influências exercidas sobre um contexto e ler sua evolução, buscando compreender suas futuras consequências… Neste sentido, as tendências funcionam como um espelho do futuro da contemporaneidade. Espelho, no qual signos atuais emergentes dos modos de vida refletem em projeções apontadas para um futuro específico. Fonte: aqui.

Do exposto, podemos entender que tendências de moda são previsões e especulações do que os consumidores desejarão usar (em futuro, próximo ou não) em relação a tecidos, cores, texturas, elementos, detalhes, cortes, estampas, estilos, aviamentos.

como surgem tendências de moda alessandra faria estilo e maquiagem

Tais tendências são fruto de muita pesquisa de profissionais da área de moda, principalmente de um determinado denominado coolhunter.

O coolhunter é responsável pelo estudo do comportamento da sociedade nos mais diversos aspectos: social, psicológico, econômico, político; a fim de descobrir seus desejos e necessidades, projetando desta forma as tendências, que nada mais são que um movimento para o futuro.

Como a sociedade atual está em constante movimento e transformação, principalmente os jovens, as tendências de moda também acompanham este movimento e estão cada vez mais rápidas e fugazes.

Hoje temos dois grandes momentos de lançamento de tendências a cada 6 meses, que são os lançamentos de primavera/verão e os de outono/inverno.

No Brasil a moda costumava seguir “as tendências” da Europa e Estados Unidos, uma vez que as coleções destes locais eram lançadas alguns meses a nossa frente, sendo fortemente influenciada pela moda dos mesmos.

Atualmente, nossos estilistas se tornaram mais criativos, estudados e originais conseguindo fazer uma moda com a cara do nosso país, sem seguir cegamente o que é ditado lá fora. Pelo contrário, temos servido de referência em moda para outros povos.

Fotos: reprodução.

Fontes:

Ceart -UDESC- Revista

Futuro do Presente – CEART

Portais da Moda.

2 Replies to “Como surgem as tendências de moda.”

  1. Tudo é referência, não é mesmo?
    Fico impressionada do quanto somos ricos em inspirações para fazer de nós mesmos uma vitrine viva.
    Beijocas.

Comments are closed.