Olá Queridas:

Você sabe quais os cuidados básicos diários deve ter com sua pele para garantir seu viço por mais tempo e suas funções equilibradas?

Water on face of woman

  • A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por vários funções vitais; entre elas, proteção, absorção e eliminação, regulação da temperatura e manutenção da hidratação corpórea.

  • Por isso devemos cuidar muito bem da nossa pele para que se mantenha saudável e vistosa pelo maior espaço de tempo possível e possa desempenhar sua funções, extremamente importantes ao nosso corpo, de forma equilibrada!

Para manter a saúde e beleza da pele devemos tomar alguns cuidados básicos, entre eles aqueles que a gente ouve desde criança:

  • evitar exposição solar excessiva ou em horários de alta radiação (das 10:00 às 17:00 h). O sol é o fator número 1 para o envelhecimento precoce. Lembrando-se que um pouco de sol é necessário para a absorção da vitamina D;
  • uso diário do filtro solar;
  • dormir pelo menos 8 horas, em horários regulares;
  • alimentar-se de forma saudável, evitando excesso de gorduras, sal e alimentos industrializados;
  • evitar consumo de álcool e drogas. O cigarro, depois do sol, é um dos fatores mais relevantes ao envelhecimento precoce. O ato de fumar leva as toxinas do cigarro direto para as células, prejudicando sua oxigenação (sem falar nos gravíssimos efeitos colaterais do tabagismo);
  • fazer exercício físico com moderação. O exercício físico ajuda a oxigenação celular, o retorno venoso e libera substâncias como a endorfina e a serotonina, melhorando nosso bem estar físico e emocional. Ajuda, ainda, o equilíbrio da produção hormonal, na mulher, melhorando a retenção de líquidos, a TPM e as cólicas menstruais (experiência própria).
  • ingerir 2 litros de líquido por dia (considerando o brasileiro de estatura mediana).

Além destes cuidados devemos limpar, tonificar, proteger e hidratar a pele, pelo menos duas vezes ao dia: de manhã e à noite, com produtos específicos a cada tipo de pele, a fim de manter intacto o manto hidrolipídico natural protetor da pele.

a pele cuidados básicos por alessandra faria estilo e maquiagem2

A tecnologia na indústria de cosméticos está muito avançada. Existem produtos no mercado para todo tipo de pele e bolso.

As formulações são variadas: creme, loção, emulsão, gel, sabonete, dependendo da maior ou menor quantidade de emoliência e do tipo de veículo utilizados na fórmula.

Os produtos podem ter fórmula simples ou apresentar mais de uma função, facilitando a vida dos apressados.

a-pele-cuidados-diários-maquiagem-madrinha-alessandra-faria-estilo-e-maquiagem
Maquiagem e foto por Alessandra Faria.

A pele e a maquiagem:

Com relação ao uso diário de maquiagem, ao contrário do que pregam alguns tabus, o que tenho a dizer é que esta não estraga a pele, não acelera seu envelhecimento e não provoca acne. Desde que se utilize produtos de boa qualidade, conceituados no mercado, dermatologicamente testados, que tenham formulações adequadas ao seu tipo de pele. E o mais importante, desde que se retire por completo toda a maquiagem antes de dormir.

Os produtos de limpeza de pele diária também retiram a maquiagem, não sendo necessário utilização de produtos próprios para isto. Já na área dos olhos, que apresenta uma pele mais sensível e fina e cuja maquiagem é mais forte e fixante, é necessário utilizar cosméticos próprios chamados de demaquilantes ou removedores de maquiagem. Estes também são apresentados em várias formulações. As mais comuns são as loções cremes e os bifásicos.

Os bifásicos, que para mim são os melhores, apresentam duas fases distintas: uma à base de água e outra à base de silicone (por ser um emoliente não deve ser utilizado na pele do rosto).

Essa fórmula retira toda maquiagem dos olhos, seja à prova d´água ou normal, sem irritá-los. Para sua utilização, agite a embalagem misturando as fases e aplique com algodão até retirar todo resíduo de maquiagem.

a pele cuidados básicos por alessandra faria estilo e maquiagem3

Fotos: reprodução.

Este post foi reeditado.