Pensando na proximidade do natal, Edméia Faria, separou para esta Quinta do Sarau algumas histórias sobre a árvore de natal para ler com as crianças.

Onde-Comprar-Árvore-de-Natal-Montada

Breves Histórias Sobre a Árvore de Natal

 São muitas as versões que explicam a origem da árvore de Natal e também são muitas as lendas que são contadas às crianças nos dias próximos do Natal. Para entender melhor estas belas histórias é preciso dar asas à imaginação e deixar a fantasia tomar conta de sua mente. São histórias repletas de poesia e encantamento.

Um espetáculo indescritível

Uma das histórias mais divulgadas é a de que o monge Martinho Lutero estava passeando numa floresta contemplando o céu cheio de estrelas. À sua frente havia alguns pinheiros e ele notou que as estrelas  pareciam pender dos ramos das árvores. Quando chegou em casa, tentou descrever o espetáculo, mas não conseguiu fazê-lo com palavras. Então, cortou um pinheiro  e enfeitou-o com velas, procurando reproduzir a cena. A árvore passou a representar a paisagem da noite em que Jesus nasceu.

Enfeite de estrelas

Uma das mais antigas lendas sobre a árvore de Natal foi encontrada num manuscrito em um velho mosteiro da Sicília, na Itália: na noite do nascimento de Jesus, todas as criaturas vivas foram a Belém homenagear o novo  rei e oferecer-lhe presentes. Até as árvores levaram seus frutos, mas o pinheiro não tinha presentes para levar. Vendo isto, um anjo ficou com pena e pediu ás estrelas que descessem à terra e enfeitassem os galhos do pinheiro, que ficou todo iluminado. Quando o Menino Jesus o viu, sorriu e lhe deu a bênção. Desde então, os pinheiros são  enfeitados e com pequenas velas.

Fonte:

Gurilândia, sábado, 3 de dezembro de l994
Pompéu, l4 de março de l995.
Imagem: reprodução.