bronzeado perfeito

Com a chegada do verão todas querem o bronzeado perfeito, principalmente moradores de países tropicais como o nosso. Com isso, ficamos mais expostos ao sol, calor, vento.

Quem resiste a uma praia paradisíaca, uma cachoeira vibrante, lagos, rios e piscinas nesta época? Até eu que fujo do sol, sinto vontade de me expor e pegar uma “corzinha” (kkkk a cor que eu pego é um moreno pimenta…).

bronzeado perfeito

Para se garantir um bronzeado perfeito sem agredir a pele, é necessário tomar alguns cuidados:

Os raios solares UVA e UVB são fator número um para o envelhecimento precoce (veja abaixo). Além de altamente prejudiciais à saúde, podem causar manchas, queimaduras e câncer de pele. Evite o excesso de exposição e observe os horários de menor radiação solar que são: pela manhã até às 10:00h e à tarde a partir das 16:00h. Leve em conta o horário de verão. Abuse do filtro solar com fator necessário à sua cor de pele. Retoque o filtro a cada duas horas. Proteja a pele também, quando exposta durante as atividades do dia-a-dia como dirigir, caminhar, fazer compras, etc. (Locais que as pessoas esquecem de proteger: orelha, nuca, peito do pé e “careca”).

Crianças e bebês devem ter cuidados redobrados. Os filtros solares para os pequenos são diferentes dos filtros para adultos. Para criança, gosto muito do sundown fator 50 spray. Fácil de aplicar. É lúdico. A cor verde e o cheiro de melancia incentivam a criançada a usá-lo. Para bebê comprei o da marca Mustela FPS 50, fácil aplicação e não sai na água nem na hora do banho.

bronzeado perfeito
bronzeado perfeito

Para se expor ao sol não se deve passar nenhum tipo de cosmético, nem mesmo batom (neste caso, protetor labial hidrante). Pois os componentes das fórmulas cosméticas podem sofrer reações químicas com a exposição solar, causando alergias e queimaduras de vários graus.

Aplique o filtro solar antes de sair de casa, em todo corpo e vá retocando a cada duas horas (assim seu bronzeado perfeito dura mais tempo). Abuse dos chapéus, bonés e viseiras, que estão super na moda. Não esqueça dos óculos escuros e da sombrinha de sol.

Hidratação e proteção são palavras chave para o verão. Ingerir maior quantidade de líquidos se torna necessário quando se tem uma exposição solar. A hidratação da pele se faz de dentro para fora, portanto abuse de sucos naturais, água de coco, frutas e água. Cuidado com a manipulação e ingestão de frutas cítricas e exposição solar. Podem ocorrer queimaduras gravíssimas se houver contato com limão, abacaxi, laranja, caju entre outras e exposição solar.

Alimentação: O zelo com alimentação também é importante neste período. Cuidado para não ingerir produtos estragados ou contaminados. Fuja de alimentos altamente perecíveis como maionese, frutos do mar, patês e pastas. Opte por uma alimentação leve à base de saladas, carboidratos e carnes frescas.

Alguns alimentos ajudam no bronzeamento como os ricos em betacaroteno e vitamina C: mamão, cenoura, laranja, beterraba. Alimentos de cor verde escuro também são indicados, além de ricos em ferro: brócolis, taioba, ora pro nobis, couve.

Após a exposição solar, um banho hidrante e relaxante cai muito bem. Use sabonetes hidratantes. Os líquidos são os melhores. Evite a exfoliação, o que pode agredir ainda mais a pele estressada. Após o banho, seque a pele apertando uma toalha macia, retirando apenas o excesso de água e aplique uma loção hidratante ou gel restaurador pós sol.

Os cabelos são um capítulo a parte. As brasileiras veneram os cabelos quase como se estes fossem um ser independente. O vento, o sol, o sal da água do mar, o cloro ressecam e maltratam os cabelos durante o verão. Hoje já existem produtos leave in com FPS, próprios para exposição solar. Umedeça os fios e aplique o produto sem atingir suas raizes. Faça um coque ou rabo de cavalo e proteja os fios com chapéus, bonés ou viseiras.

Após a exposição, lave bem os cabelos e hidrate-os. Não durma com os fios molhados.

Se você não gosta de se expor ao sol pode utilizar uma loção autobronzeadora. Faça exfoliação da pele antes do primeiro uso, para melhor absorção do produto. Aplique o produto sobre a pele limpa e seca, de preferência, à noite. Espere a absorção do produto para se vestir. Cuidado para não deixar excesso entre os dedos, cotovelos, joelhos e rosto. Abuse da maquiagem bronzeadora.

Fotos: reprodução.

One Reply to “Dicas para o bronzeado perfeito!!!”

Comments are closed.