símbolos das etiquetas de roupas

Você sabe qual o significado dos símbolos das etiquetas de roupas?

Quando fiz o post aqui no blog sobre a volta dos tecidos naturais, prometi que falaria mais tarde sobre como decifrar os símbolos das etiquetas de roupas.

Etiquetar corretamente a roupa é obrigatório no Brasil e a norma vigente sobre o assunto é a Resolução do CONMETRO sobre etiquetagem têxtil, de nº 2 de 2008.

A Norma determina a obrigatoriedade de 6 itens que a etiqueta de roupa deve conter, para trazer ao consumidor informações importantes sobre a peça que está comprando. Tais informações são importantes para informar sobre o fabricante ou importador da peça, a composição do tecido e forma de lavar, secar e passar o mesmo, de forma a permitir o bom uso e conservação da peça.

As informações obrigatórias nas etiquetas de roupa são:

– Razão social ou marca do fabricante ou importador;

– CNPJ respectivo do fabricante ou importador;

– País de origem;

– Composição das fibras que compõem o produto têxtil;

– Tamanho da peça;

Cuidados de conservação expressos em símbolos e/ou textos.

Desde 2001, a Resolução de Etiquetagem Têxtil incluiu o uso de cuidados padronizados de forma que os consumidores recebessem melhores informações, seja na forma de símbolos ou na forma de textos ( a Norma NBR NM ISO 3758/2010- CÓDIGOS DE CUIDADO USANDO SÍMBOLOS). 

Os símbolos são vários como os símbolos de lavagem e secagem que indicam como lavar roupa, se pode ser feita lavagem a seco ou tradicional, se pode usar ou não alvejante, se pode secar na secadora, e símbolos de passagem com temperatura. Veja os significado dos símbolos das etiquetas de roupas a seguir:

símbolos das etiquetas de roupas

Imagens: reprodução.

4 Replies to “Decifrando os símbolos das etiquetas de roupas.”

  1. Super dica Alê! Primeiro para prestarmos atenção a esse detalhe. Muitas vezes a roupa não dura nada justamente por não respeitarmos o processo de lavagem. E depois saber o significado dos símbolos né?! Beijo Grande.

    1. Olá Isa, os símbolos podem nos confundir mesmo, por isso fiz o post, para ajudar as pessoas a esclarecer sobre a etiqueta.
      Bjos

  2. Que legal! muito util! sempre tive curiosidade em saber o que significavam, otimo post. beijos

Comments are closed.