Olá Queridas!

organização-e-limpeza-de-guarda-roupa-closet

Para começar bem o ano, nada como uma boa organizada na nossa vida, nossos pensamentos, nossa casa. Um bom lugar para começar é o guarda roupa, onde fica guardada nossa “segunda pele”.

O primeiro passo para a organização de guarda roupa é esvaziá-lo e limpá-lo adequadamente com uma flanela levemente úmida em solução de água e água sanitária, e outra seca. Na parte interna do armário, não use produtos tipo lustra móveis ou ceras, pois estes podem passar para as roupas.

A organização do guarda roupa deve ser feita pelo menos de 6 em 6 meses, ou sempre que você sentir necessidade.

Se uma das paredes do guarda-roupa estiver encostada na parede do banheiro, afaste-o e molde toda a parede com isopor, para diminuir a umidade que passa por ela.

Não utilize nenhum tipo de sachê, sabonetes ou qualquer outro produto para perfumar o armário, pois além do cheiro passar para as roupas, podem servir de alimentos para traças e baratas ou até aumentar a umidade interna.

Evite também colocar papéis ou caixas de papelão que não estejam devidamente revestidas com tecidos.

Nunca acomode as roupas ou acessórios dentro de sacos ou sacolas plásticas, pois estes vedam a passagem de ar e transpiram, causando bolor e umidade às roupas. O ideal é o uso de sacos e capas de TNT.

Depois do armário limpo, separe os cabides que devem ser todos iguais, em vários modelos e de bom material: madeira (devem ser de cedro ou envernizados), acrílico ou cromados.

Roupas nas cores vermelha, preta, azul-marinho e branca desbotam facilmente, portanto devem ser acomodadas em capas de TNT, que devem ter um visor lateral de modo que seja possível identificá-las.

Os cintos devem ser pendurados pela fivela. As gravatas podem ser enroladas e guardadas dentro de gavetas com divisórias próprias ou penduradas em cabides próprios.

As saias devem ser penduradas pelo cós, preso pelas presilhas dos cabides. As presilhas devem ser cromadas e para não marcar as peças, forre sua parte interna com feltro.

As calças podem ser armazenadas da mesma forma que as saias, desde que seu guarda-roupa tenha uma altura livre de, no mínimo, 1,20 m, caso contrário, acomode-as no calceiro, sempre com o gancho voltado para o fundo do armário.

Os conjuntos, ternos e tailleurs devem estar sempre no mesmo cabide (existem modelos próprios para este fim).

Blazers e casacos devem ser pendurados em um cabide próprio, que tem a parte lateral ovalada, mantendo a estrutura da peça para não criar vinco no ombro nem deformar a ombreira.

Tudo que não amasse deve ser guardado em gavetas, como as t-shirts ou malhas de algodão que devem ser dobradas, enroladas e acomodadas de acordo com a cor. Da mesma forma deve-se proceder com as roupas de ginástica, íntimas, e de praia, e também com os pijamas e camisolas de malha.

As malhas de tricô devem ser guardadas em saquinhos de TNT com visor frontal. Se não tiver saquinhos suficientes, coloque pelo menos a primeira e a última malha da prateleira em saquinhos, as do meio automaticamente estarão protegidas.

Os sapatos devem ser guardados em prateleiras especiais, caso não as tenha, guarde-os em saquinhos de TNT (que sempre vêm da loja na hora da compra) e acomode-os em uma gaveta de forma que não amassem.

As bolsas devem ser guardadas em prateleiras, se necessário, coloque as pequenas dentro das grandes.

Echarpes, lenços e cachecóis devem ser enrolados e armazenados em caixas impermeabilizadas.

Agora que você já fez a organização de seu guarda roupa, veja como montar um guarda roupa básico aqui.

Fotos: Reprodução.

2 Replies to “Saiba como fazer a organização e limpeza de guarda roupa!”

  1. Gostei muito das dicas, já organizo meu guarda-roupa diversas vezes ao ano, mas tem detalhes que eu não sabia.Vou colocar em prática!

Comments are closed.