• Cuidados no carnaval!
Tendência “quente” e atípica para a primavera verão 2012 é o tweed summer. O tweed é um tecido de lã, com tecelagem de fios de várias cores, quente, resistente, comum das estações mais frias.
Conforme Giorgia Manfredini da Gama em Tweed: um Pouco de História o tweed é “um tecido feito de lã, bruto. Sua tecelagem, geralmente, é feita em ponto sarja, podendo ser feita também em outras variações. Existe uma grande quantidade de tweeds, alguns com fios mais grossos, duros e resistentes, outros mais finos e suaves. Foi criado às margens do rio Tweed, que separa a Inglaterra da Escócia, por isso seu nome.
Os tweeds são usados no Reino Unido e na Irlanda, fora de casa, em atividades ao ar livre, por serem duráveis e resistentes” (texto adaptado).
O tecido ganhou visibilidade no mundo da moda em 1928 quando Coco Chanel o escolheu para fabricação de sua coleção. Logo, seus tailleurs foram desejados por mulheres do mundo inteiro!

 

 

Chanel Cruise Collection 2012

O tecido se tornou um ícone da marca, que o transformou num clássico da moda.
Como o tecido é resistente à umidade e quente, ele está sempre presente nas coleções de outono/inverno de grifes famosas do mundo inteiro, incluindo, é claro, a Chanel. É impossível pensar num casaqueto de tweed sem lembrar imediatamente da marca.
A novidade é o uso deste tecido nas coleções do próximo verão, não só nos países de clima ameno europeu, mas em países de clima tropical como o Brasil.
A tecnologia têxtil misturou a seda e outros elementos aos fios, deixando-os mais leves, suaves, delicados e frescos.
Durante a 8a Edição do Minas Trend Preview, pude conferir uma variação do tecido para o verão, no backstage da Apartamento 03.
A Le Lis Blanc é outra que apostou no tweed summer, lançando vários vestidos “a la Chanel”.
Eu experimentei alguns e não resisti, comprei o azul da foto (sem o casaqueto), que vestiu super bem.

 

Ficha do tecido:

Tipo: rústico natural.

Peso: médio a pesado.

Estilo: clássico esportivo.

Traje: esporte fino.

Fotos: reprodução.