Olá Queridas!

Hoje vou falar sobre de um problema que afeta homens, mulheres, crianças, e principalmente, as grávidas: como prevenir estrias na gravidez.

estrias durante a gravidez

Resolvi falar sobre esse assunto porque às 36 semanas da minha terceira gravidez, não desenvolvi uma estria sequer, seja na barriga, nos seios ou nos quadris.

Quando fiquei grávida, 43 dias após passar por uma cirurgia plástica que contemplou sutura dos músculos retos abdominais (aqui), correção de hérnia de umbigo e abdominoplastia, entrei em desespero total!!!!

Mesmo porque, havia feito uma laqueadura de trompas 1 ano e 3 meses antes, durante o parto do meu segundo filho.

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi: como uma gravidez se desenvolveria normalmente, sem danos a mim ou ao bebê, se eu havia retirado todo excesso de pele e esta ainda estava se adaptando à nova situação. Mas, meu cirurgião me acalmou me informando que a pele tem uma elasticidade incrível e que não haveria nenhum risco à saúde de ambos.

Fiquei tranquila, mas imaginei que, esteticamente, meu corpo seria detonado e minha barriga se “rasgaria” toda em estrias.

Graças a Deus, não foi o que aconteceu: minha barriga continua lisa e elástica.

Por isso passarei para vocês uma receitinha simples que usei durante todas as minhas gestações, para prevenir as temidas estrias.

Antes, vale a pena esclarecer o que são essas marquinhas que acometem 90% das mulheres modernas:

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. (fonte).

As causas mais comuns para o surgimento de estrias são:

– Efeito sanfona. Engordar e emagrecer rapidamente, com frequência;

– Crescimento rápido (dessas eu tenho um pouco, nos quadris);

– Tempestade hormonal;

– Excesso de exercícios físicos;

– Ressecamento de pele.

Infelizmente, as estrias são difíceis de se curar, pois são como cicatrizes resultantes do rompimento da pele. Porém, existem procedimentos médicos e estéticos que suavizam e/ou melhoram a aparência das estrias como laser, ácido, peeling e até lipo. Esses procedimentos estimulam a produção de colágeno, melhorando a textura superficial da pele.

Para prevenir o aparecimento de estrias, o ideal é a hidratação diária com cosméticos que contenham princípios ativos que forneçam e/ou organizem a produção de colágeno e elastina da pele. Além, é claro, de se prevenir com relação aos itens acima, como fazer exercícios físicos com moderação e uso de alimentação balanceada.

cuidados de beleza durante a gravidez alessandra faria3

Acho que minha pele já é naturalmente elástica. Mas, com certeza, o uso dos cremes diários, mesmo antes da gravidez, me ajudam a manter seu colágeno e elastina em dia.

Durante a gravidez, intensifico a hidratação da pele utilizando algum creme com alto poder de hidratação e por cima do creme uso óleo de amêndoas, desses baratinhos de farmácia.

Passar o óleo sozinho na pele, não adianta, pois esta tem uma certa permeabilidade que impede sua absorção. Mas o uso do óleo em cima do creme, faz com o creme fique mais tempo na pele, aumentado seu poder de hidratação.

Como a grávida tem várias contra indicações a princípios ativos, o ideal é escolher um creme comum, que seja só hidratante.

Durante essa gestação, usei a loção hidrante Mary Kay.

Ela mantém a pele hidratada por até 10:00 horas, tem fácil espalhabilidade e, o mais importante para as grávidas: não tem quase cheiro nenhum.

Aplico a loção em boa quantidade na barriga, seios (fora os bicos, que devem ser preparados para amamentação), flancos, quadris e coxas (no resto do corpo, aplico a quantidade normal do dia a dia). Por cima do hidrante, aplico uma quantidade razoável de óleo de amêndoas na barriga, seios, flancos e quadris e massageio até absorver um pouco do produto.

Uma vez por semana faço exfoliação da pele, retirando as células mortas e estimulando a circulação sanguínea, o que também ajuda na produção do colágeno.

No banho, faço uso do hidratante de banho Leite e Mel O Boticário. O produto tem cheiro suave, deixa a pele fresca e macia.

Ao secar a pele, aperto a toalha sobre a pele, evitando o esfregaço.

Ainda faço uso de cinta na barriga, que ajuda a não deixar o creme sair nas roupas, além de evitar dores nas costas e manter a postura.

gravidez após abdominoplastia e vasectomia

Fotos: reprodução, www.marykay.com.br.

4 Replies to “Prevenção de estrias na gravidez.”

  1. Quantos quilos você engordou durante a sua ultima gestação ?
    Tbm fiz abdominoplastia e já estava gravida na realização da cirurgia e não sabia. Me preocupo muito com meu bebe e com a estética da minha barriga pós parto.

    1. Olá, eu engordei apenas 9 quilos. Mas, estava acompanhada de personal e nutricionista.
      Deu tudo super certo e não perdi a cirurgia.
      Boa sorte para você.
      Bjos e volte sempre.

Comments are closed.